O que é miocardite, condição que afeta o jogador Ganso
- Portal Saúde Agora
- 15 de mar.
- 3 min de leitura

O jogador Ganso, de 35 anos, vai passar por um procedimento médico no coração por causa de uma miocardite, que foi detectada durante a reapresentação do elenco para a atual temporada. A miocardite é uma inflamação do tecido muscular do coração.
Abaixo, nesta reportagem, entenda:
as possíveis causas da doença;
os sintomas;
o modo de diagnosticá-la
e o tratamento indicado pelos médicos.
🩺O que é miocardite?
A miocardite é uma inflamação do músculo do coração, conhecido como miocárdio. É ele que facilita a contração involuntária do órgão para bombear sangue. Quando esse músculo fica inflamado, os batimentos cardíacos podem ser afetados.
A doença pode se manifestar de forma aguda, crônica ou fulminante.
🩺Quais são as causas?
Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, há três tipos de miocardite:
infecciosa (mais comum), provocada por vírus (como os da influenza A, da caxumba e da hepatite C), bactérias, fungos, protozoários ou parasitas;
imunomediada, quando mecanismos autoimunes levam à inflamação do miocárdio;
e tóxica, causada por drogas (como anfetaminas, cocaína e lítio), contato com metais pesados (cobre, ferro e chumbo), feocromocitoma (tumor nas glândulas adrenais), picadas de animais (cobra, escorpião, aranha, abelha e vespa), radiação ou choques elétricos.
🩺Quais os sintomas?
O paciente pode ficar assintomático, com regressão espontânea da doença. Nos outros casos, aparecem sinais como:
dor no peito;
fadiga e falta de ar (em repouso ou durante uma atividade);
inchaço nas pernas, nos tornozelos e nos pés;
arritmia;
sensação de desmaio;
e sintomas gripais, como febre e dores no corpo ou na garganta.
🩺De que forma é feito o diagnóstico?
Após avaliação clínica, são feitos exames de sangue e de imagem (ecocardiograma).
🩺E o tratamento? Como funciona?
De acordo com o Hospital Albert Einstein (SP), "a maioria das pessoas que experimenta um episódio de miocardite melhora com repouso, medicação e interrupção de exercícios de alta intensidade". Os cuidados devem ser tomados até que o coração se recupere por completo.
Em geral, são usados medicamentos para o tratamento de insuficiência cardíaca, como vasodilatadores e diuréticos.
Há casos em que, mesmo após a "cura", a doença retorna ou leva a um problema crônico no coração.
E, se houver cicatriz no órgão, por causa da inflamação, o paciente deve fazer acompanhamento médico constante.
Quais os possíveis procedimentos médicos?
Não foram divulgadas informações sobre qual o procedimento que será adotado no caso do jogador.
Mas o paciente que tem miocardite pode ter sequelas no músculo do coração, que são cicatrizes que podem levar a arritmias complexas, explica o cardiologista Fábio Fernandes, do Instituto do Coração (InCor), do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP).
Um dos possíveis procedimentos no caso de Ganso é a ablação por cateter: Se a miocardite resultou em arritmias cardíacas, um dos procedimentos possíveis é a ablação por cateter, em que se faz uma avaliação anatômica e funcional, para identificar o foco da arritmia.
Em geral, ela é associada a cicatrizes no coração e ablação pode tratar esses focos de arritmia. A ablação usa calor (radiofrequência) ou frio extremo (crioablação) para destruir pequenas áreas do coração responsáveis pelos ritmos cardíacos anormais.
“Qualquer vírus pode levar a miocardite, como dengue, Covid e gripe. Por isso, é importante não fazer exercício físico na presença de quadros virais. É comum homens jovens desenvolverem miocardite após episódio viral, mas a maior parte das miocardites se resolve de maneira espontânea. Alguns pacientes podem ter uma predisposição genética maior para desenvolver a miocardite”, explica o cardiologista.
Fonte: G1
Comentários