top of page

Voluntários serão infectados para testar vacinas contra covid-19

Na busca pela cura para a covid-19, a ONG 1 Day Sooner está cadastrando voluntários para testar a efetividade de vacinas contra o novo coronavírus. Até esta terça-feira (28), 7 mil pessoas, de 52 países, já se inscreveram, entre as quais cerca de 200 brasileiros.

A entidade, sediada nos Estados Unidos e formada por médicos e epidemiologistas, objetiva acelerar o processo de desenvolvimento de vacinas contra o vírus Sars-CoV-2. Para tanto, utiliza o método de teste com desafio humano, no qual o voluntário é infectado com o agente causador da doença e recebe a imunização em teste, ficando alguns dias sob observação.

Durante o período de observação, é possível verificar se a resposta imune aconteceu ou não, tratando o voluntário caso a vacina não tenha funcionado. A principal vantagem deste método é o ganho de tempo, tanto que ele já foi utilizado em outras ocasiões, como no desenvolvimento de vacinas contra a gripe, cólera, febre tifoide e malária.

Os voluntários serão infectados e receberão a vacina.Fonte:  Freepik 

Neste momento, há mais de 70 vacinas contra a covid-19 em desenvolvimento, das quais seis em fase de ensaio clínico, com testes em humanos, conforme os dados mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS). As restantes ainda estão na fase pré-clínica, passando por teste em laboratório e com animais.

Riscos para os voluntários

Os voluntários dos testes de vacina contra o coronavírus podem colocar suas vidas em risco, já que serão expostos a um agente infeccioso poderoso. Para amenizar os riscos, a 1 Day Sooner seleciona pessoas que estejam fora do grupo de risco.

Entre os requisitos exigidos para se voluntariar estão idade entre 20 e 45 anos e um bom histórico de saúde, não podendo apresentar doenças pré-existentes.

Todos os participantes do estudo ficam isolados durante o período de observação, em ambientes altamente controlados, segundo a entidade, contando com acompanhamento médico constante. Em caso de detecção da doença, eles recebem todo o atendimento necessário e iniciam o tratamento imediatamente.

Fonte: Tecmundo

3 visualizações0 comentário
bottom of page