top of page

Veja como conservar os alimentos durante a quarentena

Durante a quarentena diversos cuidados estão sendo tomados com a higiene e a alimentação, já sabemos que lavar as mãos com água e sabão é regra. Mas você sabe os cuidados que deve tomar ao armazenar comida?

Uma opção para armazenar os alimentos e evitar que estrague é congelar, você vai precisar ficar alerta para a temperatura dos alimentos antes de congelar.

Quase todos os alimentos podem ser congelados para o armazenamento. Vamos para algumas dicas para garantir a maior durabilidade dos alimentos durante a quarentena:

  1. Não precisa exagerar na quantidade de temperos, o congelamento costuma realçar o sabor.

  2. Lembre-se de colocar os alimentos em recipientes próprios para ir a geladeira, podem ser utilizados: potes ou sacos plásticos, pires ou travessas com tampa de vidro temperado.

  3. Mantenha o congelador organizado, coloque na frente sempre os alimentos que estão a mais tempo congelados.

  4. Evite deixar o congelador muito lotado, se isso acontecer o ar nao circula.

  5. Retire os alimentos do congelador apenas se for consumir, tente fazer isso em até 24 horas. Lembrando que frutos do mar podem ficar apenas 12 horas depois de descongelados.

Proibido congelar

  1. Batata: Se você congelar ela fica com uma aspecto ruim, fica mole, esfarela e escurece. Você pode preparar o purê e congelar, ele fica maravilhoso.

  2. Pudim e creme: Lembre- se dessa regrinha, se o alimento levou leite ou ovos ele não deve ser congelado.

  3. Frutas: Só ser congeladas se estiver cozida, em calda ou purê.

  4. Verduras: Elas podem ficar murcham, amolecem, e mudam de cor e sabor.

Tempero de conservação

  1. Arroz: Se o arroz for congelado em pequenas porções ele pode ficar até 3 meses, em um recipiente de plástico completamente fechado. O alimento deve ser congelado fresco, logo após o preparo. Depois de descongelado dele ser logo consumido.

  2. Carne cozida: Ela pode ficar de 2 a 3 meses congelada, deve ser conservado em recipiente completamente fechado.

  3. Aves cozidas: Esse alimento também deve ser armazenado em recipientes de plástico com vedação completa.

  4. Linguiça e presunto: Eles devem ser armazenados em saquinhos plásticos e bem vedados. Eles não podem ficar muito tempo no freezer por conta da proliferação de micro-organismo.

  5. Queijo: O Queijo fresco não deve ser congelado por conter muito líquido. Outros queijos podem ser congelados por no máximo um mês.

Fonte: O Imparcial

7 visualizações0 comentário
bottom of page