top of page

Saúde confirma morte de menina de 8 anos por dengue hemorrágica em Ribeirão Preto

Uma menina de 8 anos morreu por suspeita de dengue hemorrágica na Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas (HC-UE) em Ribeirão Preto (SP). A vítima morava com a mãe em São Simão (SP), mas estava na casa do pai, no Jardim Procópio.

Secretaria Municipal da Saúde informou que investiga onde a garota contraiu a doença. Ela chegou a ser atendida em uma unidade de saúde de São Simão e também na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ribeirão Preto por duas vezes, antes de o caso se agravar.

O secretário da Saúde de Ribeirão, Sandro Scarpelini, disse nesta quinta-feira (16) que não descarta uma epidemia de dengue na cidade em 2020. Isso porque, os dados históricos apontam que, a cada dois anos, há uma sequência de epidemias nos dois anos seguintes.

“No ano passado tivemos 14 mil casos, o que mostra que já foi uma epidemia grande. Não foi a maior que já tivemos, mas foi grande, e a perspectiva para esse ano continua ruim para o Brasil, para o estado de São Paulo e para Ribeirão Preto”, afirmou.

O boletim epidemiológico aponta que nos 14 primeiros dias do ano 120 moradores foram infectados pelo vírus da dengue. Ao todo, 580 casos foram notificados – esse é o segundo maior índice de notificações em janeiro na série histórica desde 2012.

Dengue hemorrágica

Scarpelini contou que a menina foi atendida pela primeira vez na UPA de Ribeirão Preto na terça-feira (14). Os exames confirmaram o quadro de dengue, mas o estado de saúde dela era considerado bom e a equipe indicou tratamento domiciliar.

No dia seguinte, entre 11h e 12h, a garota retornou à UPA acompanhada do pai, foi submetida a novos exames, recebeu hidratação endovenosa e foi liberada. Entretanto, os sintomas se agravaram e a família retornou à unidade cerca de duas horas depois.

“Ela teve um episódio de sangramento pelo intestino, uma diarreia muito violenta com sangue e a família já correu para a UPA. Ela teve um novo sangramento, já estava em condições críticas, teve uma parada cardíaca na UPA, mas foi revertida”, disse o secretário.

A vítima foi encaminhada ao HC-UE, mas sofreu uma nova parada cardiorrespiratória e não resistiu. Scarpelini afirmou que a Secretaria da Saúde investiga se a infecção por dengue ocorreu em Ribeirão Preto ou em São Simão, onde a menina morava com a mãe.

“Tecnicamente isso, para nós, é importante. Mas, do ponto de vista humano, não faz diferença nesse momento. Infelizmente, a evolução foi fulminante. Apesar dos atendimentos não foi possível segurar a vida dessa criança”, finalizou.

Fonte: G1

1 visualização0 comentário
bottom of page