Anvisa suspende suplementos da marca Cycles Nutrition: 'graves riscos à saúde'
- Portal Saúde Agora

- há 3 dias
- 2 min de leitura

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu os suplementos Recover, Shot Ritual e Relax Ritual, todos da marca Cycles Nutrition, fabricados pela Sylvestre Indústria e Comércio de Insumos Alimentícios Ltda.
A medida, publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, proíbe a comercialização, distribuição, fabricação, importação, divulgação e consumo dos produtos, além de determinar o seu recolhimento.
Em nota, a Anvisa diz que os suplementos, mesmo os fabricados com vegetais ou frutas, “contêm ingredientes que não tiveram a sua segurança comprovada para uso em suplementos alimentares, representando graves riscos à saúde de quem os consome”.
O GLOBO entrou em contato com a Cycles Nutrition, mas ainda não obteve retorno.
Na mesma resolução, a agência reguladora brasileira também proibiu e determinou o recolhimento dos produtos Fantastic Oat Frutas Vermelhas, Fantastic Oat Banana e Caramelo e Fantastic Oat Maçã e Canela, todos da empresa Mushin Serviços e Comércio no Geral Ltda.
"Os produtos citados são fabricados e vendidos contendo 'extrato de cogumelo rico em vitamina D', ingrediente que ainda não teve a sua segurança avaliada para uso em suplemento alimentar. A sua divulgação também é feita de forma irregular, afirmando sem comprovação científica que 'reduz níveis de colesterol ruins' e 'controla níveis de açúcar no sangue'", afirma a Anvisa.
Em nota, porém, a Mushin diz acreditar que pode ter havido um mal entendido, já que o "extrato de Cogumelo Agaricus Bisporus contendo Vitamina D2" foi aprovado pela agência para uso em alimentos convencionais e suplementos alimentares. A substância de fato consta na lista de constituintes autorizados da Anvisa.
"Nós somos muito corretos e sérios em relação aos produtos que comercializamos para nossos consumidores. Estamos com nossos advogados para termos certeza que tudo irá ocorrer dentro do previsto pela legislação brasileira", afirma.
Fonte: O Globo






Comentários