top of page

#SaibaMais | Outubro Rosa: o mês da prevenção ao câncer de mama




Como surgiu a campanha?

O primeiro sinal do Outubro Rosa no Brasil foi no ano de 2002, quando o Obelisco Ibirapuera foi iluminado por luzes rosas. Depois disso o evento vem acontecendo ano após ano.

Qual o objetivo?


O objetivo principal é conscientizar as mulheres para a prevenção e letalidade do câncer de mama. Mais recentemente, o câncer de colo de útero também foi associado à campanha. Neste mês, em específico, as mulheres são conscientizadas para o autoexame e também a informações importantes que ajudam a prevenir esta que é uma das maiores causas de mortes no Brasil.


O que significa o laço rosa?


O laço rosa serve para alertar a sociedade sobre a doença e formas de prevenção do câncer. Significa os atos de “atar” e “desatar”, que simbolizam a união.


O que fazer para prevenção do câncer de mama?


E necessário praticar atividade física regularmente, alimentar-se de forma saudável, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e fazer o autoexame (toque das mamas).


A qualquer sinal de nódulos ou caroços, mesmo que pequenos, a mulher deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo à sua residência. Inclusive, no Brasil, toda mulher com 40 anos ou mais têm o direito por lei a realizar o exame de mamografia.

20 visualizações0 comentário
bottom of page