top of page

Risco de sufocamento: outra razão para evitar suplementos alimentares

Comprimidos grandes e duros de suplementos multivitamínicos e de cálcio são uma causa frequente de sufocamento em idosos, de acordo com resultados de um estudo publicado on-line em 19 de agosto no periódico Annals of Internal Medicine.

Nos Estados Unidos, as pessoas gastam 30 bilhões de dólares por ano com vitaminas e outros suplementos, mas existem questões de eficácia e segurança. Uma recente “revisão guarda-chuva” de estudos randomizados de vitaminas e suplementos mostrou que o uso destes produtos não tem efeito sobre a mortalidade geral, conforme o artigo publicado em 09 de julho no Medscape . Estudos observacionais, que tendem a mostrar resultados positivos, podem apresentar viés de seleção, com indivíduos mais saudáveis, afirmaram os pesquisadores.

Os resultados da nova pesquisa sugerem que a asfixia por pílulas de suplementos é um risco evitável.

A Food and Drug Administration (FDA) norte-americana fornece orientações sobre o tamanho das cápsulas e comprimidos dos medicamentos genéricos, restringindo-os a até 17 mm em uma única dimensão, ou que não exceda o tamanho do medicamento de marca correspondente. Nenhum produto, genérico ou de marca, pode exceder 22 mm. Mas os suplementos alimentares não estão sujeitos a essa verificação.

Dra. Cecile Punzalan, médica da FDA, e colaboradores pesquisaram problemas de deglutição associados ao uso de suplementos alimentares, considerando fatores como o tamanho da pílula. Eles consultaram uma década de dados de notificações de eventos adversos submetidos ao Center for Food Safety and Applied Nutrition Adverse Event Reporting System (CAERS) da FDA – de 1º de janeiro de 2006 a 31 de dezembro de 2015.

Os pesquisadores mediram as dimensões da pílula, classificaram os produtos de acordo com ingredientes ou razões comuns de uso, e observaram o sexo e a idade das pessoas que apresentavam dificuldade para deglutir. Eles excluíram publicações sobre múltiplos suplementos, pós e líquidos.

Durante a década analisada pelo o estudo, os CAERS receberam notificações de 20.791 eventos adversos causados por comprimidos ou cápsulas de suplementos alimentares e 3.962 (19,1%) para problemas de deglutição. O grupo de estudo foi desproporcionalmente feminino, respondendo por (85,6%) dos relatos de eventos adversos envolvendo deglutição de suplementos, e a dificuldade de engolir foi responsável por 25,4% de todas as notificações ao CAERS entre as mulheres.

A idade também foi um fator de risco para dificuldade de engolir comprimidos ou cápsulas de suplementos. Dos 64,5% dos relatos de problemas de deglutição que incluíram a idade do paciente, 76,8% eram de pessoas com 65 anos ou mais.

A dificuldade de deglutição mais citada foi sufocamento (86,0%) e 14,3% destes relatos descreveram eventos adversos graves, incluindo três mortes decorrentes de obstrução das vias aéreas ou aspiração associada à tentativa de engolir um comprimido grande e duro.

A segunda dificuldade de deglutição mais relatada foi trauma por corpo estranho, com 7,8%.

A pesquisa identificou os produtos com maior probabilidade de causar sufocamento. Multivitamínicos foram os mais perigosos, respondendo por 72,9% (2.889) das notificações, com suplementos de cálcio e produtos de “saúde óssea” em segundo, com 17,3% (687).

Artigo publicado no Medscape

6 visualizações0 comentário
bottom of page