top of page

Ministério da Saúde lança novo Guia Alimentar para Crianças Menores de 2 anos

Três entre cada 10 crianças atendidas pelo SUS estão acima do peso, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Na tentativa de combater o problema, o órgão anunciou nesta quarta (13) o lançamento da 1ª Campanha Nacional de Prevenção da Obesidade Infantil e o novo Guia Alimentar para Crianças Menores de 2 anos, disponível gratuitamente para download na internet.

O guia traz recomendações oficiais do Ministério da Saúde para que adultos e crianças tenham uma alimentação saudável. “Um dos nossos principais objetivos é mostrar às famílias que devem descascar mais e desembalar menos”, disse a coordenadora geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Gisele Bortolini durante a abertura do XV Encontro Nacional de Aleitamento Materno (XV ENAM); V Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável (V ENACS); III Conferência Mundial de Aleitamento Materno (3rd WBC) e I Conferência Mundial de Alimentação Complementar (1st WCFC) no Rio de Janeiro, evento em que aconteceu o lançamento do guia. “Alimentos ultra processados e com adição de açúcar não devem ser oferecidos a crianças de até 2 anos. O paladar e os hábitos alimentares se formam nos primeiros anos de vida e para um futuro saudável é importante começar desde cedo”.

A nova versão do guia, que diferente das anteriores, tem uma linguagem mais voltada às famílias do que aos profissionais de saúde, reforça a recomendação da amamentação exclusiva até os seis meses e da continuidade do aleitamento materno até os dois anos ou mais. “Recomendamos o consumo de alimentos de acordo com grau de processamento, quanto mais natural, maior deve ser o espaço no prato e o quanto mais processado, menor o consumo”, explicou Gisele. “Apontamos ainda a importância de cozinhar em casa e de que a chegada de uma criança é uma oportunidade de refletir sobre a alimentação para que toda família tenha hábitos mais saudáveis”.

O documento inclui também orientações com reservar um tempo para que a criança pratique atividade física e brinque sem tv, celular ou videogame e, pela primeira vez, recomendações para a dieta de crianças vegetariana. Além do lançamento do guia, a campanha incluirá peças publicitária e um acompanhamento de equipes nutricionais em escolas públicas, promovendo hábitos saudáveis e fazendo uma triagem de crianças que estejam com excesso de peso para atendimento na rede pública de saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde, 4,4 milhões de crianças estão acima do peso no Brasil, sendo que mais de 2 milhões tem sobrepeso, cerca de 1 milhão tem obesidade e aproximadamente 750 mil crianças tem obesidade infantil grave. Entre os menores de 5 anos, a prevalência do sobrepeso tem aumentado nos últimos anos, segundo o órgão, e atualmente cerca de 15,9% de crianças nessa faixa etária tem excesso de peso.

O Ministério da Saúde divulgou ainda que o consumo de alimentos ultra processados no país tem ocorrido cada vez mais cedo. Pelo menos 50% das crianças brasileiras entre 6 meses e 2 anos já consumiu algum alimento ultra processado e 33% já tomou bebidas adoçadas. A obesidade aumenta o risco de problemas cardiovasculares, diabetes e de alguns tipos de câncer.

Fonte: Revista Crescer

2 visualizações0 comentário
bottom of page