top of page

Jovem sofre queimaduras na pele toda vez que ri ou chora

Foto do escritor: Portal Saúde AgoraPortal Saúde Agora


A inglesa Beth Tsangarides, de 21 anos, é tão "alérgica a si mesma" que rir, sair de casa ou chorar pode fazê-la parecer "uma vítima de ataque com ácido". Nas redes sociais, a jovem compartilha sua condição.


Ela sofre com essa doença misteriosa desde os 15 anos e conta que sua pele e corpo reagem a "tudo" que ela faz, inflamando-se quando ela ri ou chora “demais” e até mesmo entrando em anafilaxia - uma reação alérgica extrema que pode levar à morte - por causa de alimentos, ervas e temperos.


"A forma como descrevo é como alguém sendo queimado num incêndio ou num ataque com ácido. Para algumas pessoas, é assim que parece também. Meu parceiro e toda a minha família brincam dizendo que sou alérgica a mim mesmo", conta ao Daily Mail.


Há seis anos, Beth faz tratamento para alergias com corticoides e pomadas. Mas sua condição não melhora. No início do mês, por exemplo, ela foi internada com feridas no rosto causadas por uma alergia à própria risada. Ao longo desses anos, sua mobilidade e alimentação estão cada vez mais restritas.


Três anos após o primeiro episódio, Beth foi diagnosticada com síndrome de taquicardia postural (PoTS). No entanto, ainda não há um diagnóstico oficial da causa de seus problemas de pele.


"Profissionais médicos dizem que sou um mistério médico e que isso é algo que nunca viram antes. Eles não entendem como um corpo pode fazer algo assim", diz a jovem.


A PoTS é uma condição rara na qual muito pouco sangue retorna ao coração quando a pessoa se levanta. A maioria dos casos é diagnosticada em mulheres entre 15 e 50 anos de idade.


Os episódios geralmente são desencadeados por gravidez, cirurgia ou trauma. Não existe um tratamento único para a doença. No dia a dia, Beth também sofre de problemas de mobilidade, desmaios e convulsões que a impossibilitam de trabalhar.


Os sintomas da condição incluem visão turva, ansiedade, dor de cabeça, palpitações cardíacas, sintomas gastrointestinais, falta de ar, tonturas, perda de consciência, má concentração e dor nas extremidades.


Devido à complexidade de sua condição Beth foi encaminhada a diversos especialistas. Em um vídeo publicado no Instagram, ela conta que existe uma suspeita que ela tenha MCAS é a sigla para Mast Cell Activation Syndrome, uma condição que causa a ativação anormal de mastócitos. Esta ativação anormal provoca a liberação de substâncias químicas que podem causar uma variedade de sintomas como coceira, inchaço, vermelhidão, reações alérgicas, anafilaxia, urticária, diarreia, vômitos, fadiga e fibromialgia.


Mas ela ainda precisa passar por um imunologista para confirmar o diagnóstico. Atualmente, ela se alimenta por meio de um tubo de alimentação e tem muitas limitações devido às constantes feriadas na pele.


Fonte: O Globo

Comments


© 2020 Portal Saúde Agora. Tudo sobre SAÚDE em um só lugar!

  • Instagram
logoportal1.png
bottom of page