top of page

Equilíbrio possível: os três passos para colocar corpo e mente na mesma frequência

Um shape definido é a resposta de dedicação ao treino e alimentação regrada em qualquer estação. Um corpo saudável é também retrato de nossa disciplina e bons hábitos. O estudo dos impactos do estilo de vida na saúde das pessoas surgiu com o médico Edward Phillips, diretor do Instituto de Medicina do Estilo de Vida da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e essa pesquisa é uma abordagem cada vez mais comum nos consultórios. “A saúde não é a ausência de doenças. É o equilíbrio entre corpo e mente”, afirma Juan Carlos Picasso, psicólogo e especialista em Medicina Comportamental pela Universidade de Boston e diretor do Rituaali Clínica & Spa, em Penedo (Rio de Janeiro). Mas existe uma “versão saúde express” de você mesmo a ser alcançada sem correr riscos ou apelando para rotinas estressantes de exercícios e dietas impossíveis. Não vamos prometer nenhum milagre. A verdade é que em um mês (e com datas festivas no meio do caminho) conquistar um abdômen trincado não é uma tarefa nada fácil. A GQ conversou com especialistas que vão ajudá-lo a ganhar mais disposição e condicionamento físico para que aproveite ao máximo a estação mais quente do ano.

Treino certeiro

Não adianta pegar pesado sem orientação. Aposte na dobradinha de exercícios cardiorrespiratórios (esteira e bike) e musculação, no mínimo três vezes por semana. “Exercícios funcionais são uma boa alternativa. Para queimar mais calorias, o ideal é fazer treinos curtos e intensos, que saiam da zona de conforto”, diz Rodrigo Sangion, personal trainer e CEO da Le Cinq Gym, de São Paulo. E nunca pule o dia de descanso na semana: o corpo precisa se recuperar para evitar lesões. A novidade da academia é a Outrace, uma plataforma de exercícios funcionais nada tradicional: há um trapézio e uma barra de pole dance, que ajudam a desenvolver novas aptidões físicas (para os homens também). A Wolf Fit da Bodytech queima até 500 kcal em 60 minutos e une cardio, core, mobilidade e força. Já a eletroestimulação muscular exercita o corpo todo em apenas 20 minutos de aula. As ondas atingem simultaneamente até 300 músculos – duas empresas oferecem essa tecnologia no Brasil, a Miha e a Xbody. Para potencializar o desempenho físico e planejar o treino, o médico do esporte Guilherme Renke, do Rio de Janeiro, aconselha o teste de VO2 máximo. “O exame avalia os parâmetros cardiometabólicos, se o organismo consome mais carboidrato ou gordura durante o exercício”, explica.

Alimentos vilões

“Somos resultados da nossa rotina. As tentativas de emagrecer em pouco tempo só irão ‘maltratar’ o corpo”, diz a nutricionista Luna Azevedo, do Rio de Janeiro. Portanto a dica básica de Luna é fugir de algumas armadilhas, principalmente nas datas festivas. Fuja das frituras e do açúcar refinado – esses são os piores inimigos do emagrecimento. Modere o consumo de álcool. Se beber, limite-se a três drinks e intercale sempre com água. “A bebida alcoólica desidrata o organismo e não nos damos conta disso”. Frutas da estação – e as cítricas – ajudam a hidratar o corpo e são ótimos lanchinhos. Para as refeições principais, drope os sanduíches mesmo durante as férias longe de casa e coma “comida de verdade”. Se ficar hospedado onde consiga cozinhar, melhor ainda! Prepare ao menos uma refeição, livre de condimentos industrializados, excesso de sódio e óleo. As vitaminas e minerais são essenciais para o funcionamento do organismo. “Garanta o consumo de vitaminas do complexo B e do zinco, que é um cofator de produção de testosterona. A suplementação pode ser necessária em dietas de acordo com o histórico médico e exames de cada paciente e fazem toda a diferença nos resultados e desempenho físico”, afirma Guilherme Renke.By Clever Advertising

Dê um boost na saúde

“Muitas doenças são resultado de escolhas básicas que fazemos todos os dias. Isso é reflexo do que e do quanto comemos, nos exercitamos ou dormimos. Quando a mente não está ‘no lugar’, as chances de qualquer dieta falhar é alta”, explica Tammy Reis, médica nutróloga e diretora clínica do Rituaali. Os med-spas recebem pacientes que buscam, além de descanso, programas específicos para a saúde e contam com fisioterapeutas, psicólogos e nutrólogos. Inaugurado em 2016, o spa fluminense tem tratamento para dores crônicas, insônia e instabilidade emocional, estresse crônico e sobrepeso. A estadia mínima é de quatro noites ou sete dias. Casais que buscam tratamentos em parceria são bem-vindos, com avaliação e tratamentos individuais e conjuntos. Antes de iniciar qualquer tratamento, o hóspede apresenta exames de sangue recente e após uma avaliação, são indicadas as atividades mais adequadas para cada tipo de perfil e de problema – trilhas e pedal, geoterapia, hidroterapia, fitoterapia e terapia comportamental são os principais. O cardápio é uma prescrição individual e, de forma geral, açúcar e cafeína são riscados do cardápio. No spa médico Kurotel, de Gramado (Rio Grande do Sul), além dos programas de bem-estar, há o Fit Kur focado em perda de peso. Um dos métodos utilizados é o treino metabólico: um mix de exercícios funcionais de alta intensidade, que termina com uma recuperação ativa em sala climatizada a 14°C. Essa etapa garante queima calórica prolongada, de acordo com o educador físico, Luciano Sanseverino.

Fonte: GQ

7 visualizações0 comentário
bottom of page