top of page

Você tem vergonha de ir à academia? Veja como lidar



Acontece com todo frequentador de academia em algum momento. Você está se preparando para ir para a academia ou começar a usar algum equipamento e, de repente, se sente estressado e ansioso.


Talvez seja por causa do que você está vestindo, falta de preparo físico ou incerteza sobre como funcionará uma aula em grupo. Esses sentimentos negativos — apelidados de “gymtimidation”, termo em inglês relacionado à vergonha de ir à academia — são reais e podem impedir você de atingir seus objetivos de condicionamento físico. Esse é um problema real, dizem os especialistas.


Há muitas evidências de que estar fisicamente apto é fundamental para prevenir doenças crônicas e morte. Manter-se ativo também te ajuda a dormir melhor, atingir ou manter um peso saudável e controlar a pressão arterial.

Além disso, o exercício é uma força poderosa no combate ao estresse, à ansiedade e à depressão — uma verdadeira ironia quando se trata da questão da intimidação na academia.


“A ansiedade na academia afeta pessoas jovens, velhas, homens e mulheres”, diz Brookelyn Suddell, diretora de estratégia e desenvolvimento de fitness em grupo da Crunch Fitness na cidade de Nova York. “Afeta pessoas de todas as etnias e raças, e de todos os níveis de capacidade, embora a sua frequência e intensidade variem de pessoa para pessoa.”


Vergonha de ir à academia é definitivamente comum, embora poucas pessoas falem sobre isso, afirma Erin Nitschke, uma treinadora de saúde certificada.


“Qualquer pessoa que seja novata no ambiente de uma academia, tenha preocupações com a imagem corporal ou insatisfação corporal, ou que geralmente se sinta desconfortável em espaços lotados, pode passar por isso”, disse Nitschke, diretora do programa de ciências do Laramie County Community College, em Cheyenne, Wyoming.


A ansiedade de malhar em uma academia também pode ser atribuída ao fato de que a academia é, na verdade, um ambiente único, disse Suddell.


Enquanto as pessoas vão a uma cafeteria para tomar uma xícara de café ou ao cinema para se divertir, as pessoas vão à academia por vários motivos. Os frequentadores de academia podem estar presentes em busca de benefícios à saúde, por exemplo, para resolver um problema de saúde, para atingir uma meta atlética específica ou para aceitação e respeito social.


“Portanto, você tem todas essas pessoas próximas umas das outras, todas vindo por seus próprios motivos, mas não sabemos quais são os motivos de cada um”, afirmou Suddell.


Essa ambiguidade pode fazer com que você se sinta julgado ou inadequado, especialmente se você não for capaz de alcançar o que os outros conseguem ou não tiver certeza de como usar um equipamento.


Sentimentos de insegurança e medo da opinião dos outros podem ser alguns dos fatores por trás da popularidade dos vídeos de exercícios para garotas tímidas no TikTok, que juntos acumularam mais de 530 milhões de visualizações. Um espectador postou este sentimento comum: “Eu quero tanto fazer isso, mas fico com a pior ansiedade de que alguém me julgue”.


Combatendo a intimidação da academia


Existem várias maneiras de tentar tornar a ida à academia mais agradável. Mas primeiro você precisa identificar exatamente o que está deixando você desconfortável, de acordo com Nitschke.


Uma maneira de fazer isso é ponderar algumas perguntas simples: como eu descreveria minhas preocupações em relação à academia? Quais são meus principais medos? O que ajudaria a aumentar minha confiança na academia e me ajudaria a sentir que pertenço?

Depois de identificar seus medos e preocupações, veja se uma ou mais dessas opções, compartilhadas por Nitschke e Suddell, ajudam a aliviá-los.


Pesquise opções


As academias vêm em diversos formatos e tamanhos. Pequenas boutiques ou academias exclusivas para mulheres podem ser exatamente o que você precisa para aumentar sua confiança. Ou você pode preferir uma instalação grande com inúmeras aulas e equipamentos para escolher. Preste atenção à localização também. Você vai querer algo razoavelmente perto do trabalho ou de casa.


Vestido para o sucesso


Use roupas confortáveis ​​com as quais você se sinta bem, independentemente dos estilos que estão em alta na academia — especialmente se forem justas ou reveladoras. Um vídeo do TikTok de uma garota descrita como tímida sugeriu uma camiseta larga e shorts. Se você se sente mais confiante com calça legging e um top, é isso que você deve usar.


Peça orientação


A maioria das academias oferece tours, explica como usar determinados equipamentos e fornece informações sobre as aulas mais populares e os horários de maior movimento. Uma vez munido desse conhecimento, você pode optar por ir quando estiver menos movimentado ou usar equipamentos em locais mais protegidos. Ou talvez você escolha um horário movimentado, mas conveniente, mas pule o vestiário para tomar banho em casa, por exemplo.


Malhar com amigo ou em grupo


Algumas pessoas sentem-se menos visíveis e mais à vontade se treinam com um ou dois amigos, o que também proporciona responsabilidade e apoio social. As aulas em grupo podem ser outra boa opção. Se você é novo, pode ajudar ficar no fundo da sala até se sentir confortável com a rotina.


Considere opções fora da academia


Se a academia simplesmente não lhe parecer adequada, sempre há treinamento físico individual, treinos on-line e exercícios ao ar livre, como caminhada, corrida e ciclismo. O mais importante é não deixar que o mal-estar na academia o impeça completamente de malhar.


“O condicionamento físico é para todos”, disse Suddell. “Pode ser necessário cavar um pouco mais, mas há algo lá fora que incendiará sua alma. Espero que ninguém desista disso.”


Fonte: CNN

1 visualização0 comentário
bottom of page