Veja lista de alimentos que ajudam a evitar o aparecimento de espinhas


 
 

Bastante comuns entre os adolescentes, as espinhas também estão se tornando uma preocupação na idade adulta. Os fatores hormonais são a causa mais frequente do problema e a alimentação, dependendo daquilo que se coloca no prato, tanto pode colaborar para o aparecimento delas, como evitá-las.


Entre os principais alimentos que ajudam a diminuir as espinhas, estão os cereais integrais e os alimentos ricos em ômega-3, como o salmão e a sardinha. Os alimentos ricos em ômega-3 ajudam a regular o açúcar no sangue e a diminuir a inflamação da pele.


Já alimentos ricos em zinco, como a castanha-do-Pará, ajudam a diminuir a oleosidade da pele e auxiliam na cicatrização, evitando manchas que as espinhas podem causar.


O que comer para diminuir as espinhas

Os principais alimentos que devem ser incluídos na dieta para diminuir as espinhas são:

  • Grãos integrais: arroz integral, macarrão integral, farinha integral, quinoa e aveia;

  • Alimentos com ômega-3: sardinha, atum, salmão;

  • Sementes: chia, linhaça, abóbora;

  • Carnes magras: peixes, frango, lagarto, patinho e lombo suíno;

  • Vitamina A: cenoura, mamão, espinafre, gema de ovo, manga;

  • Vitamina C e E: limão, laranja, brócolis, abacate.

Além de enriquecer a alimentação com esses alimentos é fundamental beber entre 2 e 2,5 litros de água por dia para que a pele esteja hidratada e preparada para a cicatrização.


Alimentos que causam espinhas

Os alimentos que causam espinhas são, principalmente, alimentos ricos em açúcar e gordura, como chocolate, carnes gordurosas, frituras, embutidos, fast food e comida pronta congelada. O excesso de pães, salgados, biscoitos, doces e leite também colaboram para a inflamação da pele.


Quando a alimentação é muito gordurosa e rica em carboidratos simples como farinhas, pães e biscoitos, as glândulas sebáceas produzem mais sebo e os poros tendem a ficar entupidos mais facilmente.


Durante o tratamento contra acne, além do uso dos produtos cosméticos específicos, também é importante beber água e melhorar a alimentação, o que auxilia na eliminação das toxinas presentes no organismo e melhora a saúde da pele. (Com informações do portal Tua Saúde)


Fonte: Metrópoles

1 visualização0 comentário