top of page

Vegetarianas têm mais risco de sofrer fratura no quadril, diz estudo



Mulheres que seguem uma dieta vegetariana correm 33% mais risco de fraturar o quadril durante a meia idade em comparação com as carnívoras, segundo um estudo feito na Universidade de Leeds, no Reino Unido.


A pesquisa, publicada na revista BMC Medicine, analisou dados de 26.318 voluntárias de meia-idade classificadas como carnívoras regulares, carnívoras ocasionais, pescetarianas (que comem peixe e frutos do mar, mas não consomem carne) e vegetarianas.


Ao longo dos últimos 20 anos, 822 das mulheres sofreram fraturas no quadril, o que equivale a 3% de todas as participantes. Entre as vegetarianas, o risco foi um terço maior em comparação com as carnívoras.


Os pesquisadores relacionaram a chance de ter a fratura à baixa ingestão de nutrientes essenciais para a saúde, o que pode levar à menor densidade mineral óssea e massa muscular.


“Esses nutrientes, como proteínas e cálcio, geralmente são mais abundantes em carnes e outros produtos animais do que em plantas”, escreveram os autores do estudo.

De acordo com os cientistas, o Índice de Massa Corporal (IMC) médio das pessoas que não comiam carne ou peixe era ligeiramente menor do que o das que consumia proteína de origem animal regularmente. A relação entre baixo IMC e fraturas no quadril já foi apontada em estudos anteriores.


Os pesquisadores destacaram que o objetivo do estudo não é incentivar que as mulheres abandonem a dieta vegetariana, mas que elas procurem acompanhamento nutricional para reforçar a dieta com nutrientes encontrados em outras fontes.


Fonte: Metrópoles

6 visualizações0 comentário
bottom of page