top of page

Vacina de Oxford poderá ser aplicada no Brasil já em dezembro, diz Ministério da Saúde



A vacina contra o novo coronavírus que está sendo desenvolvida pela Universidade de Oxford deve chegar ao Brasil na primeira quinzena de dezembro. A informação foi dada ontem pelo secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros. O Brasil já encomendou 100 milhões de doses da vacina contra a COVID-19 e o secretário espera que 15 milhões de brasileiros possam ser vacinados até o final deste ano.

Em entrevista à CNN Brasil, o secretário explicou que caso os testes e pesquisas sobre a eficácia do medicamento sejam aprovados até dezembro, os brasileiros poderão começar a ser vacinados. O envio das doses da vacina será divido em três lotes: “O primeiro lote deve chegar na primeira quinzena de dezembro, com 15,2 milhões de doses, e o segundo terá o mesmo número de aplicações e chega entre dezembro em janeiro. O terceiro lote, de 70 milhões de doses, chega entre março e abril”,  informou Medeiros à CNN.

O primeiros grupos que receberão a vacina serão idosos, profissionais da saúde que atuam na linha de frente e pessoas com comorbidades. De acordo com o secretário, o Ministério da Saúde já trabalha para desenvolver uma estratégia de aplicação das vacinas de modo a evitar pânico e tumulto por parte da população.


O secretário ainda ressaltou que o Brasil poderá produzir a vacina em território nacional, no laboratório de Bio Manguinhos, da Fiocruz. A possibilidade surgiu a partir de um acordo entre o governo brasileiro e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com a Universidade de Oxford e a AstraZeneca – laboratório responsável pelo desenvolvimento da vacina.


Fonte: Estado de Minas

10 visualizações0 comentário
bottom of page