Tratar um canal no dente pode melhorar a saúde geral, revela novo estudo
- Portal Saúde Agora

- 24 de nov. de 2025
- 1 min de leitura

O temido tratamento de canal pode ser necessário não só para uma boa saúde bucal, mas também pode reduzir a inflamação e melhorar os níveis de açúcar no sangue e colesterol, de acordo com um novo estudo. Pesquisadores do King's College London acompanharam 65 pacientes por dois anos após a realização bem-sucedida de tratamentos de canal.
Eles analisaram moléculas em seu sangue para revelar como seus corpos estavam processando açúcar, gordura e outras substâncias importantes, e como estavam respondendo à doença e ao tratamento. Os resultados, publicada na revista científica Journal of Translational Medicine, mostraram que os níveis de açúcar no sangue diminuíram significativamente nos pacientes submetidos a tratamento de canal, o que é um fator chave na redução do risco de diabetes.
Eles também observaram melhorias a curto prazo nos níveis de colesterol e ácidos graxos, que estão intimamente ligados à saúde do coração. Os principais marcadores de inflamação, frequentemente associados ao risco cardiovascular e a outras doenças crônicas, também diminuíram ao longo do tempo.
Embora os especialistas reconheçam cada vez mais que infecções dentárias não tratadas podem afetar a saúde geral, a relação entre tratamentos de canal e a saúde cardíaca e metabólica não foi tão bem estudada até agora, segundo os pesquisadores.
O estudo, financiado pela Faculdade de Cirurgia Dentária do Royal College of Surgeons da Inglaterra, foi pequeno e não incluiu um grupo de controle separado. Os pesquisadores afirmaram que outros fatores podem ter afetado os resultados e observaram que estudos maiores são necessários para confirmar as descobertas.
Fonte: O Globo






Comentários