top of page

Secretaria de Saúde confirma mais de mil casos de dengue em Sorocaba

Segundo dados do boletim divulgado pela Secretaria da Saúde, existem ainda 89 casos confirmados de chikungunya e um caso importado de febre amarela.

Sorocaba tem mais de mil casos confirmados de dengue — Foto: Reprodução/TV TEM

A Secretaria da Saúde divulgou o boletim epidemiológico com dados referentes aos casos de dengue, chikungunya, zika, febre amarela e sarampo de Sorocaba (SP).

De acordo com a pasta, a cidade registrou 65 casos confirmados de sarampo, 1.070 casos de dengue, 89 de chikungunya e um caso importado de febre amarela, infectado na cidade de Cajati. Nenhum caso de zika foi registrado.

Desses 1.070 casos confirmados de dengue, 909 são autóctones, 109 importados e 52 indeterminados. Sobre os 89 casos de chikungunya, 78 são autóctones, cinco importados e seis indeterminados.

Além disso, foi confirmada uma morte por dengue em junho, sendo a vítima uma mulher de 54 anos.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, os casos de dengue evidenciam um momento epidêmico, no primeiro semestre. No entanto, atualmente, os casos estão dentro dos limites esperados.

Sarampo

A Secretaria da Saúde identificou que a maioria dos casos de sarampo em Sorocaba ocorreu no sexo masculino em pacientes entre 20 e 34 anos.

Casos confirmados ocorreram em todas as áreas do município, sendo a confirmação feita por exame laboratorial, no momento sendo utilizado técnica de detecção de anticorpos (sorologia).

De acordo com o órgão, a vacina é a melhor forma de prevenção da doença, tendo sido estendida a vacinação contra sarampo para crianças a partir de 6 meses a 11 meses de idade, além das doses de rotina aplicadas aos 12 e 15 meses de idade.

Todos as pessoas de 1 a 29 anos devem ter comprovação de duas doses de vacina e indivíduos de 30 até a 59 anos, uma dose de vacina contra o sarampo.

Pessoas acima de 60 anos não necessitam de comprovação de vacinação, pois em geral tiveram contato com o vírus na infância, sendo consideradas imunes.

Fonte: G1

2 visualizações0 comentário
bottom of page