top of page

Saúde previne tuberculose em pessoas socialmente vulneráveis

A Região Sudoeste de Saúde intensificou a busca ativa de casos de tuberculose no mês em que é lembrado o dia Mundial de Combate à Tuberculose, 24 de março. Nesta quarta-feira (11), o Consultório de Rua de Taguatinga, em parceria com o Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Imunização, realizou uma ação direcionada às pessoas que perambulam pela região. Outras áreas da região serão visitadas. A próxima ação acontecerá na segunda-feira (16), no Parque Três Meninas, localizado em Samambaia.

A iniciativa conta com oficinas, orientações, exames e conscientização sobre a doença. “Estamos em busca de pacientes sintomáticos respiratórios. Realizamos uma atividade educativa, explicando o que é a tuberculose, quais os sinais e sintomas, e a importância da adesão ao tratamento”, destaca a médica da família do Consultório de Rua, Samanta Hosokawa.

Os profissionais visitaram o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) e abordaram moradores de rua nas proximidades do Hospital Regional de Taguatinga (HRT). Foram verificados os moradores que apresentam sintomas, com a realização de exames, quando necessário, e a conscientização sobre a importância do tratamento.

“Os pacientes com sintomas respiratórios e sugestivos de tubérculos foram coletados o escarro para análise. As pessoas muitas vezes começam um tratamento, mas não dão continuidade. Estamos também alertando sobre a importância do tratamento, e fazendo busca de pessoas que convivem com pacientes já diagnosticados”, pontua a médica Samanta.

Transmissão A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa prejudicar outros órgãos do corpo. A tuberculose é transmitida de pessoa a pessoa ao espirrar, tossir ou falar.

O doente com tuberculose espalha no ar as bactérias que podem ser aspiradas por outras pessoas. Com o início do tratamento, a transmissão tende a diminuir e, em geral, após 15 dias de tratamento, ela encontra-se muito reduzida.

A tosse é o principal sintoma, mas pode vir acompanhada de outros sintomas, como febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento, cansaço e fadiga.

Segundo o Ministério da Saúde, a cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da tuberculose.

Conscientização A data foi criada em 1982 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrido em 24 de março de 1882. O objetivo é aumentar a conscientização sobre as consequências para a saúde pública e intensificar os esforços para acabar com a doença.

Fonte: Agência Brasília

5 visualizações0 comentário
bottom of page