top of page

Saúde inclui mais 100 milhões de doses da Pfizer no Programa de Imunizações


 
 

O Ministério da Saúde inseriu formalmente nesta quarta-feira (12) mais 100 milhões de doses da vacina da Pfizer no Programa Nacional de Imunizações (PNI).


De acordo com informações da analista de Economia da CNN Raquel Landim, o acréscimo faz com que o imunizante responda hoje por 31,7% das vacinas contratadas pelo Brasil, sendo o segundo maior fornecedor previsto.


A primeira vacina em número de doses segue sendo a de Oxford/AstraZeneca, produzida no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O imunizante da Fiocruz representa 36,5% das doses contratadas. Enquanto a Coronavac, a mais aplicada no Brasil neste momento, é a terceira, com 20,4% do total contratado.


O PNI prevê 632,9 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19. Até o momento, foram aplicadas 48,7 milhões de doses de imunizantes contra a doença do novo coronavírus.


Doses aplicadas


Se a Coronavac vem ao todo em uma menor quantidade, a vacina do Instituto Butantan em parceria com a Sinovac chegou primeiro. O imunizante corresponde a 72,2% das vacinas aplicadas no país desde janeiro, quando a imunização começou no país.


A Fiocruz, com a vacina de Oxford/AstraZeneca, vem em seguida com 27,4% e a Pfizer, recém-chegada ao país, com apenas 0,4%.


As entregas do Instituto Butantan caíram com a demora na importação de insumos, que vem da China. De 23,8 milhões de doses enviadas em março para 5 milhões de doses enviadas em maio. A Fiocruz subiu a produção de 5,2 milhões de doses para 24,6 milhões no mesmo período.


Fonte: CNN

14 visualizações0 comentário
bottom of page