top of page

Saiba porque é tão importante fazer check-up médico


 
 

Com a chegada do coronavírus, as pessoas têm se preocupado mais com a saúde e manter hábitos saudáveis, a fim de melhorar a qualidade de vida e evitar o surgimento de outras doenças, que poderiam ser agravadas pelo vírus. Por isso, os check-ups têm sido mais procurados pela população.


De acordo com o farmacêutico Bruno Bragato, esses exames, que vão desde um hemograma ao de próstata, são essenciais para entender o que acontece no organismo do indivíduo e prevenir problemas futuros.


"Durante essa pandemia, vi muitos casos em que pessoas descobriram serem diabéticas ou hipertensas só depois de estarem internadas no hospital, perto de precisar uma intubação. É por isso que é tão importante criar o hábito de fazer esses exames, pois é o melhor jeito de se prevenir", disse.


Quanto à frequência, o profissional recomenda que o check-up geral seja feito pelo menos uma vez ao ano. Porém, segundo ele, é primordial seguir um acompanhamento médico antes e depois dos exames, pois é esse que analisará o que acontece no organismo do paciente.


O profissional também chama a atenção para o público masculino, ele afirma que muitos homens não priorizam a própria saúde e deixam de buscar auxílio médico quando sentem algo. "É muito importante que os homens busquem fazer o check-up anualmente, principalmente o exame de próstata", afirmou.


José Henrique Peixoto, de 43 anos, segue o hábito de realizar exames regularmente há anos, pois sofre de hipertensão e precisa sempre ficar atento sobre como está a saúde de seu corpo.

"Eu procuro fazer meus exames de rotina a cada seis meses, mas às vezes faço mais. Na última vez que deixei de fazê-los, tive um ataque cardíaco, pois as taxas de triglicerídeos e colesterol estavam altíssimas e eu nem sabia", relatou.


Saiba um pouco mais sobre os exames solicitados no check up completo:


HEMOGRAMA

O exame analisa informações específicas sobre os tipos e quantidades dos componentes no sangue, como: glóbulos vermelhos (hemácias); glóbulos brancos (leucócitos), plaquetas (coagulação sanguínea).

GLICEMIA EM JEJUM

O exame de glicemia em jejum serve para medir o nível da glicose na circulação sanguínea do paciente podendo identificar casos de diabetes e pré diabetes, além de ser importante para o controle das pessoas que já possuem esses diagnósticos.

COLESTEROL E TRIGLICERÍDEOS

O exame mede os níveis de gorduras no sangue que podem ocasionar entupimento dos vasos sanguíneos, causando infarto e AVC (derrame).

UREIA E CREATINA

Avalia o funcionamento dos rins e identifica alterações de forma precoce, mesmo se assintomático.

TGO (AST) E TGP (ALT)

O exame quantifica as enzimas TGO e TGP e avalia o funcionamento do fígado. Podem estar alteradas na vigência de lesões musculares, doença celíaca, hipotireoidismo, pancreatite e infarto, porém não são específicas para o diagnóstico destas doenças.

TSH E T4 LIVRE

Avalia o funcionamento da glândula tireóide, podendo identificar alterações como hipotireoidismo e hipertireoidismo.

ÁCIDO ÚRICO

Os cristais de ácido úrico podem se acumular nas articulações e nos rins causando gota, cálculos renais e até insuficiência renal. A elevação das dosagens de ácido úrico são frequentemente associadas a hipertensão arterial e problemas cardiovasculares.

EXAMES DE URINA

Este exame serve para analisar de forma microscópica as células, bactérias e cristais que possam estar presentes na urina e causar doenças. Além disso são realizadas dosagens de glicose, bilirrubinas e outras substâncias que auxiliam no diagnóstico de doenças sistêmicas.

ELETROCARDIOGRAMA

O exame de eletrocardiograma consiste em medir a atividade elétrica do coração e serve para diagnosticar a existência de problemas cardíacos.

TESTE ERGOMÉTRICO

O teste ergométrico serve para avaliar o funcionamento do sistema cardiovascular sob estímulo e consiste em o paciente realizar um esforço físico gradual em uma esteira rolante ou bicicleta.

ECOCARDIOGRAMA

O exame consiste em uma ultrassonografia do coração que fornece imagens obtidas através de ondas sonoras e cores que avaliam o tipo de fluxo sanguíneo dentro das câmaras cardíacas.


Fonte: Folha BV

8 visualizações0 comentário
bottom of page