top of page

Quanto pesa sua mão? Deve ser o dobro do que você pensou, diz estudo



Não é uma pergunta muito comum, mas você já parou para pensar quanto pesam suas mãos? Segundo um estudo de psicólogos da Universidade de Londres a maioria das pessoas imagina a mão com a metade do peso que ela efetivamente tem.


A pesquisa mostrou que a média de peso da mão de um adulto é de 400g. Como há um denso sistema muscular nesta região, porém, a maioria de nós não percebe este peso e imagina cada uma delas não supere as 300g.


A investigação foi publicada na última segunda-feira (24/7) na revista Current Biology. Durante os testes, em duas rodadas com cerca de 20 participantes cada, a maioria deles estimou o peso da própria mão em média 49,4% menor do que era na realidade.


Para os autores do estudo, esta pesquisa revela como o corpo percebe o próprio esforço. “Surpreendentemente, nenhuma pesquisa investigou a questão mais básica de como o cérebro constrói representações do peso de partes individuais do corpo, apenas do peso total”, diz a psicóloga Denise Cadete, uma das autoras do estudo, em comunicado à imprensa.

Os testes foram feitos sem deixar que os voluntários viessem seus membros. Foi colocado um peso nas mãos, indo de 100 a 600g e os participantes deveriam estimar qual era peso mais se aproximava do de seu membro.


A mão pesa mais após o esforço?


De acordo com o estudo, a consciência do peso corporal também muda depois de se fazer esforço com as mãos. Quanto mais cansada a musculatura está, melhor os voluntários estimaram o peso por estar com a região mais ativada.


Getty ImagesApós fazer esforço, voluntários perceberam a própria mão como mais pesada

Os voluntários foram convidados a apertar botões ininterruptamente por 10 minutos antes de fazer uma nova rodada de poderações. Após os testes de esforço físico os voluntários só subestimaram o peso das mãos em 28,8%.


“O cérebro de uma pessoa pode encorajar ou desencorajar o esforço físico, fazendo o corpo parecer leve quando em repouso ou pesado após ações que exigiram seu esforço”, completa Cadete.

Embora o dado seja apenas curioso para a maioria de nós, ele é importante para as terapias de pessoas que tiveram as mãos amputadas e tem de substituí-las por próteses. No geral, elas são muito mais leves que o órgão original, mas por estarem sem o conjunto complexo de músculos da região, se sentem como mais pesadas.


Fonte: Metrópoles

7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page