top of page

Psicóloga mostra como desenvolver resiliência em meio às dificuldades



Kendra Kubala termina sua última sessão de telessaúde após um longo dia de consultas. Ela passa muitas de suas horas de trabalho como psicóloga clínica oferecendo check-ins de saúde mental online, algo que ela teve que se adaptar rapidamente quando a pandemia começou.


Kubala fornece orientações sobre como praticar a resiliência, a capacidade de se recuperar da adversidade, o que lhe permitiu tratar os trabalhadores da linha de frente, como funcionários de supermercados, no início da pandemia, disse ela.


Ser resiliente é mais desafiador quando parece não haver fim à vista para as dificuldades, como viver com o Covid-19, disse Kubala, que atua em Nova York e Pensilvânia.


Os seres humanos inerentemente querem que as coisas sejam lógicas, e adoramos um começo, meio e fim, disse ela.


“Quando não temos esse final facilmente identificável”, disse Kubala, “pode ​​criar uma preocupação excessiva que pode levar à ansiedade“.


Resiliência é uma habilidade, não um traço de personalidade, disse ela, então você pode fortalecê-la com várias estratégias.


Pratique a atenção plena


Muitas pessoas acreditam erroneamente que a atenção plena inclui apenas meditação, mas também se trata de estar presente no momento, disse Kubala.


Uma maneira de fazer isso é prestar atenção aos seus cinco sentidos, disse ela. Concentre-se no que você pode ouvir, ver, provar, cheirar e tocar quando estiver se sentindo sobrecarregado, disse Kubala.


“Reconhecer o que está acontecendo naquele momento às vezes pode nos acalmar de uma maneira que nos permite avançar de maneira mais previsível e estável”, disse ela.


Tenha uma rotina consistente


Algumas pessoas gostam de manter uma rotina diária, o que pode ajudá-las a se sentirem mais no controle de suas vidas, disse Jason Moser, professor de ciência clínica, cognição e neurociência cognitiva da Michigan State University em East Lansing.


As rotinas podem incluir qualquer coisa que tenha afetado positivamente sua saúde mental no passado, como ter um horário de sono ou comer alimentos saudáveis, disse ele.


Exercitar-se ao ar livre é outra atividade saudável para incluir em sua caixa de ferramentas de habilidades e pode ser feito com um parceiro, disse Moser.


A natureza também pode permitir que você amplie sua perspectiva, disse Ethan Kross, professor de psicologia e administração e organizações da Universidade de Michigan em Ann Arbor. Quando faz caminhadas, faz um esforço concentrado para olhar as árvores, algumas das quais podem estar crescendo há centenas de anos, disse ele.


“Estou aqui há apenas algumas décadas”, disse Kross, “e esta árvore resistiu a todo tipo de coisa, como tornados, e ainda está de pé”.


Construir uma comunidade forte


Uma das estratégias mais fortes para lidar com a adversidade é construir uma forte rede de apoio de pessoas com quem você se importa, disse Moser.


Ele permite que você converse sobre o que está passando em um espaço seguro e receba conselhos de outras pessoas com perspectivas diferentes, disse ele.


Quando você está sofrendo, pode sentir que está sozinho, mas pode ser reconfortante falar sobre problemas com os outros e perceber que não está sozinho, disse Moser.


Outras pessoas também podem aumentar seu nível de responsabilidade para alcançar hábitos saudáveis ​​ou atingir metas, disse ele.


Se você tem outra pessoa a quem é responsável por uma caminhada matinal ou uma corrida duas vezes por semana, esse aspecto social pode ajudar a manter alguns desses hábitos saudáveis, disse Moser.


Fale consigo mesmo como um amigo


As pessoas são muito melhores em dar conselhos aos outros sobre questões emocionais do que a si mesmas e segui-lo, disse Kross.


Uma estratégia de enfrentamento é mudar sua perspectiva e começar a falar consigo mesmo como se estivesse falando com outra pessoa, disse ele.


Por exemplo, em um momento difícil, pergunte a si mesmo: “Como você vai administrar a situação?” Então dê conselhos a si mesmo, disse Kross.


“Isso os ajuda a mudar sua perspectiva para que comecem a falar consigo mesmos como fariam com outra pessoa”, disse ele, “o que geralmente leva a maneiras mais sábias de gerenciar situações”.


Fonte: CNN

7 visualizações0 comentário
bottom of page