top of page

Praticar exercícios físicos usando máscara pode causar danos à saúde?



Exercícios físicos são essenciais para manter a saúde física e mental em dia, principalmente neste período de pandemia do novo coronavírus e o isolamento social. Com a liberação das academias de ginástica em alguns estados, o uso da máscara facial no ambiente do treino se tornou obrigatório. No entanto, é preciso tomar cuidado.

As máscaras de proteção podem causar diminuição da disponibilidade de oxigênio e, com o aumento da atividade física, pode-se esgotar substancialmente os níveis de oxigênio no sangue. O Dr. Rafael Fonseca, médico do esporte e ortopedista, comentou sobre o assunto.


– A máscara é uma barreira física que diminui a oferta de oxigênio no organismo. O oxigênio é como se fosse um combustível para o músculo durante a atividade física. Usando a máscara, o organismo precisa fazer mais esforço para captar o ar e pode causar a fadiga – disse o médico.


Neste momento, a melhor forma é a percepção do corpo, o que torna o exercício menos desconfortável. Em exercícios que utilizam cargas — como na musculação — prolongar o intervalo entre as séries, aumentando o tempo de descanso, é uma boa maneira de realizar o treino sem ter que diminuir a carga.


– É de extrema importância prestar atenção aos sinais do corpo durante o exercício físico. Caso o indivíduo sinta um esforço além do normal, o indicado é parar o exercício imediatamente – alerta o Dr. Rafael.


Fonte: IstoÉ

13 visualizações0 comentário
bottom of page