top of page

Poliomielite: em uma semana, saúde do DF vacina apenas 4,5% do público-alvo



Em outubro começou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, e em uma semana, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) vacinou 7.314 crianças menores de 5 anos contra a poliomielite, o que representa 4,5% do público-alvo a ser vacinado.


A procura por vacina, de acordo com a área técnica de imunização da SES, tem sido baixa nos últimos dias. A meta da campanha é vacinar 95% da população desta faixa etária. No DF, estima-se que haja cerca de 160 mil crianças com menos de cinco anos.


O Secretário de Saúde, Osnei Okumoto, tranquiliza a população quanto às medidas adotadas para prevenir o contágio pelo novo coronavírus nas salas de vacina. Segundo o gestor, é muito importante que a população compareça às unidades para receber vacina ou atualizar a situação vacinal. “As salas de vacina estão preparadas para receber as crianças com toda segurança que o momento de pandemia exige”, assegura o secretário. Ele reforça que “é importante os pais levarem seus filhos para protegê-los contra a poliomielite e, aproveitando a oportunidade, a equipe da área de imunização irá verificar se há alguma pendência na caderneta de vacinação e completar as doses”. De acordo com os dados obtidos juntamente com as Regiões de Saúde, até o momento, a menor cobertura está entre as crianças com idade de 3 anos a quatro anos incompletos (3 anos, 11 meses e 29 dias). Nesta faixa etária, foram vacinadas 1.783 crianças, o que representa 4,5% de cobertura. A procura foi maior entre aquelas com um ano de idade até dois incompletos, com 2.033 vacinados e cobertura de 4,6%.

Campanha de Multivacinação


O mês de outubro também traz um alerta sobre a importância da atualização do cartão de vacina. A Campanha Nacional de Multivacinação é a oportunidade de as crianças e adolescentes menores de 15 anos receberem eventuais vacinas que estejam faltando em seus cartões. “A dose da poliomielite é extra para crianças de um a menores de 5 anos de idade. Tivemos baixa adesão e baixa procura. Das pessoas que procuraram as salas de vacina, 59% precisaram fazer a atualização da situação vacinal. Mesmo que não tenha o cartão de vacina, orientamos que procurem as unidades para que a equipe possa fazer a verificação da situação vacinal”, explica a enfermeira da área técnica de imunização Fernanda Ledes.

No período de janeiro a abril de 2020, nenhuma das vacinas do calendário infantil atingiu as metas preconizadas pelo Ministério da Saúde. Os dados parciais da campanha de 2020 mostram que 12.546 pessoas, entre zero e 15 anos, compareceram às salas de vacina entre os dias 5 e 9 de outubro. Após análise da caderneta de vacinação feita pelas equipes das salas de vacina, receberam alguma dose de vacina 7.399 pessoas. As duas campanhas continuam até o dia 30 de outubro, em todas as salas de vacina do DF.

Fonte: Correio Braziliense

10 visualizações0 comentário
bottom of page