Perfume de Selena Gomez tem frasco desenvolvido para pessoas com dificuldades de coordenação motora
- Portal Saúde Agora

- 10 de ago.
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A cantora Selena Gomez lançou, no fim de julho, o perfume de estreia da Rare Beauty, sua marca. O Rare Eau de Parfum foi desenvolvido ao longo de dois anos, numa combinação que inclui notas de caramelo, baunilha e almíscar. A novidade tem chamado a atenção não só por sua fragrância, mas pela embalagem do produto, criada a partir de uma proposta de dar maior conforto e acessibilidade para pessoas com dificuldades de coordenação motora fina — que se refere à capacidade de realizar movimentos precisos e delicados com os músculos menores do corpo, como nos dedos.
O frasco do perfume tem um formato anatômico pensado para ter fácil manuseio e aplicação do perfume. O dispositivo de spray pode ser pressionado com um ou mais dedos, tem sistema de rotação simples, além de indicação em relevo para orientar quanto a abertura e o fechamento, trava para garantir que a tampa fique bem presa.
Esse trabalho foi desenvolvido em colaboração com terapeutas ocupacionais com o objetivo de dar comodidade, segurança e autonomia para os consumidores, incluindo os com dificuldades de coordenação motora nas mãos. A própria Selena falou das questões de saúde que enfrenta quando apresentou o perfume à revista americana Harper’s Bazaar.
— Tenho problemas de mobilidade por conta do lúpus e, às vezes, é difícil até abrir uma garrafa de água ou usar certas coisas — disse a cantora.
A diretora de produtos da Rare Beauty, Joyce Kim, falou sobre a concepção e a criação do frasco do Rare Eau de Parfum em entrevista ao podcast Gloss Angeles. Através de uma terapeuta ocupacional, a equipe ficou em contato com pacientes de um centro de pesquisa e de reabilitação da Carolina do Sul, nos Estados Unidos.
Joyce falou sobre os desafios de pessoas com dificuldades motoras enfrentam para usar os produtos encontrados no mercado, em que o dispositivo de spray é de alta precisão, que é acionado com apenas um dedo, demandando força, justamente uma das ações de difícil execução quando há falta de coordenação motora fina.
— Nós descobrimos e aprendemos através do processo do design que seus músculos nas pontas dos dedos são os mais fracos, então quando você perde a destreza, é muito difícil ter a capacidade de função normal correta. É mais difícil fazer coisas que requerem precisão e movimento — explicou Joyce.
A diretora de produtos ainda destacou que o formato do frasco anatômico permite segurá-lo com mais segurança, apoiando-o na palma da mão, ou em formato de garra, e o pressionando com vários dedos, além da possibilidade de colocá-lo em uma superfície e apertar o spray com a mão, com o ante-braço e até o cotovelo.
A novidade tem chamado a atenção. No Brasil, a influencer Ana Clara Moniz falou sobre a embalagem e o que ele representa, mostrando como o design de produtos hoje comuns no mercado torna um desafio e até uma barreira o uso.
— Ter uma marca tão grande com tanta visibilidade pensando na acessibilidade como algo inegociável, o que faz parte do DNA da marca, e a gente percebe que é possível sim. Só que a acessibilidade nunca tá como um critério negociável para as marcas. Mas alguém que vive na pele e sabe a importância de usar o próprio produto com independência, autonomia, nos mostra que é o mínimo — destacou Ana Clara.
Fonte: O Globo






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