Paciente que recebeu rim errado no RN passa por novo transplante e recebe órgão correto
- Portal Saúde Agora

- 27 de set.
- 1 min de leitura

O paciente que recebeu um rim errado em Natal, no Rio Grande do Norte, passou por nova cirurgia para receber o órgão correto nesta quinta-feira (25). Segundo o Hospital Universitário Onofre Lopes, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (HUOL-UFRN/Ebserh), o procedimento ocorreu sem intercorrências.
O outro paciente, que deveria ter recebido o rim, foi reinserido como prioridade na fila, e recebeu alta nesta sexta-feira (26).
“Caso surja algum órgão compatível, eles serão os primeiros a receber. Essa medida foi tomada visando reduzir o prejuízo físico e emocional aos dois pacientes afetados”, diz nota do Ministério da Saúde.
O erro aconteceu devido a uma “falha interna” na convocação do paciente pela unidade, que confundiu os dois que estavam na fila por terem um nome parecido. Após o procedimento, porém, o que recebeu o rim apresentou reação ao órgão, que não era compatível com seu tipo sanguíneo, e precisou ser levado à unidade de terapia intensiva (UTI).
Em nota, o HUOL-UFRN/Ebserh disse que se "se solidariza com a família afetada e reafirma seu compromisso com a transparência, a qualidade da assistência e a segurança dos pacientes".
Fonte: O Globo




Comentários