top of page

'Ozempic em comprimido': fabricante anuncia que pílula em testes levou à perda de 13% do peso em apenas três meses



A Novo Nordisk afirmou que os primeiros dados dos testes clínicos de seu novo medicamento experimental para a obesidade, a amicretina, levou os pacientes a perderem 13% do seu peso ao longo de 12 semanas. A redução é superior à observada com a semaglutida, substância do Ozempic e do Wegovy, que, segundo um estudo publicado na revista científica JAMA Network Open, proporcionou uma perda de 6% do peso no mesmo período.


O anúncio dos dados preliminares da fase 1 dos estudos clínicos foi feito em uma reunião com investidores nesta quinta-feira. O estudo foi pequeno, mas a Novo Nordisk disse que fornece uma base para o desenvolvimento adicional da pílula. As ações da empresa subiram até 5,8% em Copenhague após o encontro.


A amicretina é uma molécula em testes da mesma classe terapêutica da semaglutida, que tem revolucionado o tratamento da obesidade pelo mundo. Os remédios da categoria foram selecionados pela prestigiosa revista científica Science como "o avanço científico de 2023" devido ao impacto global.


A semaglutida simula um hormônio chamado GLP-1, que atua na sensação de saciedade e reduz a velocidade da digestão da comida. Com isso, a pessoa sente menos fome e perde peso. Já a amicretina é uma versão mais avançada por simular dois hormônios gástricos, o GLP-1 e a amilina.


Essa combinação de mais de um alvo no mesmo medicamento já mostrou aumentar a eficácia com a tirzepatida, princípio ativo do remédio Mounjaro, da Eli Lilly, que simula o GLP-1 e um outro hormônio chamado GIP. Enquanto a semaglutida levou, em média, a uma perda de peso de 17,4% após 68 semanas, a da tirzepatida chegou a 25,3% após 88 semanas.


O Mounjaro e o Wegovy foram aprovados no Brasil pela Anvisa, mas ainda não estão disponíveis no mercado devido à alta demanda global. Em relação ao futuro, a farmacêutica do Mounjaro, Eli lilly, conduz ainda testes com a retatrutida, uma outra molécula que é um triplo agonista: além do GLP-1 e do GIP, simula também o GCC. Em testes iniciais, ela levou a 24,2% menos peso depois de apenas 48 semanas de tratamento.


Por isso, os projetos de próxima geração da Novo Nordisk, como a amicretina, são fundamentais, já que o laboratório dinamarquês quer manter a liderança no crescente mercado de tratamentos da obesidade. O sucesso do Wegovy e do Ozempic transformaram a Novo na maior empresa de capital aberto da Europa, e o ganho de ações de quinta-feira aumentou seu valor de mercado para US$ 584 bilhões.


O CEO Lars Fruergaard Jorgensen, no início de um evento desta quinta-feira sobre estratégia e pesquisa, descreveu o mercado de obesidade como "uma tremenda pista de decolagem".


Outro medicamento


Novo injetável em estudo ajuda pacientes a queimar gordura cinco vezes mais rápido que Ozempic e Wegovy, de acordo com ensaio clínico. O medicamento – atualmente conhecido como VK2735 – foi desenvolvido pela empresa de biotecnologia da Califórnia Viking Therapeutics.


No ensaio clínico, os participantes que receberam uma dose elevada de VK2735 uma vez por semana durante 13 semanas perderam em média 14,7% do peso corporal. Em comparação, os pacientes que injetaram Ozempic e Wegovy levaram 68 semanas para ver resultados semelhantes.


Os cientistas recrutaram 174 adultos com sobrepeso ou obesos com pelo menos uma comorbidade subjacente, como diabetes tipo 2 para o ensaio de fase dois do medicamento. 140 injetaram VK2735 uma vez por semana durante 13 semanas, enquanto os 34 restantes receberam placebo, que perderam apenas 1,7% do peso corporal.


Enquanto isso, os participantes que receberam uma dose de 10 miligramas de VK2735 relataram uma perda média de peso corporal de 12,9%, enquanto os participantes que receberam a dosagem mais alta (15 mg) viram 14,7% do seu peso cair.


Os participantes que tomaram VK2735 relataram efeitos colaterais, como vômitos e náuseas, embora não em níveis que tornariam a venda do medicamento proibitiva.


Fonte: O Globo

13 visualizações0 comentário
bottom of page