
Certamente, em algum momento da vida, você já consumiu algum alimento queimado, seja as bordas de uma pizza, uma fatia de pão ou o arroz grudado, entre outros. Há até pessoas que gostam do sabor de comidas excessivamente torradas. Fazer isso de forma esporádica não representa nenhum risco para a saúde, mas quando se torna um hábito contínuo, pode ser prejudicial ao organismo, a ponto de aumentar o risco de desenvolver câncer.
Por isso, vários especialistas recomendam cozinhar esses alimentos em baixa temperatura para preservar seus nutrientes e evitar que queimem.
Segundo um estudo realizado pela Universidade de Wisconsin, em Madison (EUA), os alimentos aquecidos a altas temperaturas liberam produtos químicos chamados hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAH) e alquilfenóis policíclicos (PCA).
Essas substâncias costumam se formar quando suplementos alimentares ricos em gorduras, sucos ou líquidos são expostos a certos compostos químicos, como o carvão ou o petróleo, absorvidos pelos alimentos e liberados durante o cozimento.
O que acontece com o corpo ao consumir alimentos queimados?
O nutricionista e dietista Andrés Zapata, por meio de sua conta no TikTok, aproveita para dar conselhos aos seus seguidores sobre a alimentação adequada para manter uma vida saudável.
No vídeo, ele explica não apenas a importância de seguir uma boa dieta diária, mas também como preparar os alimentos antes de consumi-los, já que esse processo desempenha um papel fundamental no organismo.
Em uma de suas publicações, ele destacou a importância de evitar o consumo de alimentos queimados para reduzir a ingestão de acrilamidas, compostos tóxicos que podem ser prejudiciais à saúde do corpo humano.
“As acrilamidas surgem quando os alimentos são cozidos em altas temperaturas, pois têm a capacidade de ativar um sensor em nosso corpo chamado NF-KB, que é o comandante central do processo inflamatório. Isso pode levar ao desenvolvimento de alguns tipos de câncer, doenças neurológicas e autoimunes”, explica Zapata.
Por isso, o especialista recomenda evitar ao máximo o consumo de alimentos queimados, como arepas queimadas, pão queimado, arroz grudado, carne queimada ou qualquer outro alimento.
Uma das recomendações de Zapata é preparar os alimentos utilizando métodos como cozimento a vapor, assado ou salteado, garantindo que a temperatura não ultrapasse 150 graus Celsius e evitando, a todo custo, que queimem, para preservar a saúde.
Fonte: O Globo
Comentarios