top of page

Opinião do especialista | Máscaras de proteção e os cuidados com o rosto durante período de pandemia



A utilização da máscara facial é uma medida preventiva contra o contágio da Covid-19. Porém, apesar da proteção, o uso frequente e prolongado do acessório pode aumentar a oleosidade da pele do rosto e desencadear quadros de dermatite seborreica e rosácea.


Nessa fase de enfrentamento à pandemia, em que o uso constante da máscara de proteção facial é obrigatório, os cuidados com a saúde da pele devem ser redobrados. Para quem pretende encarar o retorno às atividades com a cútis estabilizada, uma boa opção  é iniciar uma rotina de cuidados com a pele. 


Opinião do especialista


O Portal Saúde Agora perguntou a opinião da médica Dra. Tabita Nunes Marcolino Jorge - especialista na área da DERMATOLOGIA sobre os cuidados com a pele do rosto e o uso de máscaras. Confira a opinião da especialista:


Portal Saúde Agora: As máscaras de proteção oferecem riscos à pele? Quais?


Dra Tabita Nunes: As máscaras criam um ambiente abafado, mais quente e úmido na face, independente do material, o que pode favorecer a proliferação de bactérias, entre elas a que está envolvida na formação de acne, além de favorecer a obstrução folicular, que pode piorar a oleosidade da pele e também tem associação com a formação de acne. Dependendo do tempo de uso ininterrupto pode gerar lesões por pressão, e ainda dependendo do material da máscara, podem surgir dermatites de contato. Mas não se desespere, tudo isso é amenizado quando temos uma barreira cutânea integra. E essa integridade está associada a uma pele bem hidratada. Lembrando que existe hidratante para cada tipo de pele, inclusive as oleosas e acneicas!


Portal Saúde Agora: Como manter a pele protegida mesmo com uso contínuo de máscaras?


Dra Tabita Nunes: Usando produtos de limpeza suaves próprios para o rosto, que constitui a limpeza da pele, seguida da hidratação, com hidratante facial específico para seu tipo de pele. Esse processo deve ser realizado duas vezes ao dia, pela manhã e à noite. Como eu disse a hidratação da pele é fundamental para manutenção da integridade da nossa barreira de proteção cutânea, principalmente nesta época do ano, o outono e inverno, onde a humildade do ar é baixa e perdemos água através da pele para o ambiente. E evite uso de maquiagens nesse período, pois elas podem piorar a obstrução folicular e acumular juntamente com o suor e a oleosidade da pele.


Portal Saúde Agora: Quem tem dermatite ou outra doença de pele não pode usar máscaras? Quais as orientações recomendáveis?


Dra Tabita Nunes: Se você apresentou dermatite, lesões de pele, descamação, vermelhidão e/ou coceira, prurido, pinicação pelo uso de máscaras, procure seu dermatologista, para tratar corretamente a dermatite e te indicar uma máscara com menor poder irritativo. Além disso algumas orientações que são válidas para pacientes com peles mais sensíveis é seguir a lavagem da pele com géis de limpeza suaves, ou as espumas de limpeza, que são menos agressivos pois não contem surfactantes presentes nos sabonetes comuns, seguida da hidratação da pele com hidratantes faciais que contém agentes calmantes, como alantoina, alfabisabolol, aloe Vera, ceramidas, aveia coloidal ou niacinamida por exemplo. E deem preferências nesses casos para máscaras de algodão, ao invés de tecidos sintéticos!


Portal Saúde Agora: Qual o melhor tipo de tecido de máscaras para proteger a pele?


Dra Tabita Nunes: As máscaras de tecido de algodão são as mais indicadas para pele, mas vale ressaltar que elas devem cobrir todo nariz e queixo, e devem ser trocadas a cada 2 horas, ou antes assim que ficarem úmidas. Portanto tenha sempre mais de uma máscara ao sair de casa, e lembrem de levar máscaras reservas para trocarem ao longo do dia para quem já voltou ao trabalho. Vale lembrar que os profissionais de saúde devem utilizar máscaras descartáveis. Por último, evite períodos maiores que quatro horas ininterruptos de máscara, pois pode ocorrer desconforto, devendo ser evitado. Recomenda-se ao profissional retirá-las com cuidado e fazer repouso em local livre de contaminação por aerossóis.


Siga o Portal Saúde Agora no Instagram e Facebook!

109 visualizações0 comentário
bottom of page