top of page

OMS monitora casos de hepatite de causa desconhecida que afeta crianças na Europa



A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou, nesta sexta-feira (15), que está monitorando casos de hepatite de causa desconhecida em crianças na Europa. Nenhuma morte foi registrada até agora.


Até o dia 8 de abril, 74 casos haviam sido identificados no Reino Unido, disse a entidade, com 6 crianças tendo passado por um transplante de fígado. Desde então, mais três casos foram confirmados na Espanha e outros estão sob investigação na Irlanda. Nos casos do Reino Unido, já foram descartados os vírus causadores das hepatites A, B, C, D (quando aplicável) e E após testes laboratoriais, segundo a organização, que alertou ser provável que "mais casos sejam relatados nos próximos dias". Veja o que se sabe até agora:

  • Até 11 de abril, nenhuma morte havia sido relatada.

  • Os casos foram reportados pela primeira vez em 5 de abril, quando a autoridade responsável do Reino Unido notificou a OMS de 10 casos de hepatite aguda grave de causa desconhecida em crianças pequenas, sem doenças prévias, com idades de 11 meses a 5 anos, na Escócia.

  • 9 das 10 crianças começaram a sentir sintomas em março; o outro caso teve início dos sintomas em janeiro, incluindo icterícia (pele e/ou olhos amarelos), diarreia, vômito e dor abdominal. Todos os 10 casos foram detectados quando hospitalizados.

  • Até 8 de abril, 74 casos, incluindo os primeiros 10, haviam sido identificados em todo o Reino Unido.

  • Os sintomas vistos incluem enzimas (substâncias) hepáticas acentuadamente elevadas, muitas vezes com icterícia e às vezes precedida por sintomas gastrointestinais, principalmente em crianças até 10 anos de idade.

  • Algumas crianças foram transferidas para unidades pediátricas especializadas em fígado; 6 passaram por transplantes.

  • Um caso foi identificado como estando ligado a outro (epidemiologicamente ligado).

  • No Reino Unido, infecções pelo Sars-CoV-2 e/ou adenovírus foram detectadas em "vários casos", disse a OMS, sem especificar quantas infecções ocorreram. Também não está claro se esses dois vírus tiveram relação com os casos de hepatite.

  • Nenhum fator de risco epidemiológico foi identificado até o momento – incluindo viagens internacionais recentes. Exames laboratoriais para outras infecções, produtos químicos e toxinas estão em andamento para os casos identificados.

  • Na Irlanda, há "menos de cinco casos" confirmados ou possíveis em investigação, segundo a OMS, Na Espanha, três casos, em crianças de 22 meses a 13 anos, foram confirmados. As autoridades de ambos os países investigam as situações.

Fonte: G1

4 visualizações0 comentário
bottom of page