top of page

Obesidade deve atingir quase 30% dos adultos no Brasil em 2030, diz levantamento



A obesidade deve atingir quase 30% da população adulta do Brasil em 2030. É o que estima o Atlas Mundial da Obesidade 2022, publicado pela Federação Mundial de Obesidade (World Obesity Federation), uma organização voltada para redução, prevenção e tratamento da obesidade.

O Brasil está entre os países com maiores índices de obesidade no mundo. Segundo a federação, estamos entre os 11 países onde vivem a metade das mulheres com obesidade e entre os nove que abrigam metade dos homens com obesidade. Veja a projeção para o Brasil em 2030 por sexo e idade:

  • 33,2% das mulheres viverão com obesidade

  • 25,8% dos homens viverão com obesidade

  • 22,7% das crianças entre 5 e 9 anos viverão com obesidade

  • 15,7% das crianças e adolescentes entre 10 e 19 anos viverão com obesidade

1 bilhão de pessoas com obesidade O levantamento também prevê que um bilhão de pessoas em todo o mundo viverão com obesidade em 2030 (17,5% de toda a população adulta). Segundo o atlas, uma a cada cinco mulheres e um a cada sete homens estarão obesos daqui a oito anos.

A federação alerta que os países não apenas não alcançarão a meta da OMS para 2025 de interromper o aumento da obesidade nos níveis de 2010, mas que "o número de pessoas com obesidade está prestes a dobrar em todo o mundo". "Os líderes políticos e de saúde pública precisam reconhecer a gravidade do desafio da obesidade e agir. Os números em nosso relatório são chocantes, mas o que é ainda mais chocante é o quão inadequada nossa resposta tem sido. Todos têm um direito básico à prevenção, tratamento e acesso à gestão que funcione para eles. Agora é a hora de uma ação conjunta, decisiva e centrada nas pessoas para mudar a maré da obesidade", disse Johanna Ralston, CEO da Federação Mundial de Obesidade.


Fonte: G1

5 visualizações0 comentário
bottom of page