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O futuro da tecnologia para a saúde

O que acontece quando duas empresas com ideias alinhadas e expertises diferentes se unem? As possibilidades e competitividade de mercado tendem a crescer exponencialmente, e as empresas entram em uma fase de aprimoramento mútuo.

Foi justamente esse direcionamento para crescimento constante que a Microsoft encontrou na Pixeon, uma das maiores empresas de tecnologia para saúde no Brasil. Reconhecida por desenvolver e lançar o primeiro PACS brasileiro — software para arquivamento e comunicação com exames de imagens como raio-x, tomografias e ressonâncias — a Pixeon expandiu sua área de atuação, e hoje oferece soluções completas para automatizar processos da área da saúde como um todo.

Com importantes reconhecimentos de organizações internacionais — a americana KLAS, por exemplo, classificou seu sistema de comunicação e arquivamento de imagens como o melhor da América Latina — a Pixeon impressiona também em números: são cerca de 2000 clientes atendidos por unidades em São Caetano do Sul (SP), Florianópolis (SC) e Salvador (BA). Também há uma presença significativa na Argentina, onde estão mais de 20 clientes.

A colaboração entre Microsoft e Pixeon beneficia a todos os players deste mercado. A interação entre as gigantes tecnológicas trará melhorias tanto para clínicas, laboratórios e hospitais, principais B2Bs desses serviços, quanto para os pacientes (consumidores finais), que passam a ter à sua disposição um sistema mais ágil, seguro e confiável, além de uma consequente melhoria na assistência médica recebida.

A conversa entre as duas empresas começou em 2016 e foi consolidada em 2019, com a migração das soluções da Pixeon para a Microsoft. Um dos pontos importantes na avaliação da multinacional foi o fato de a brasileira prezar pela segurança de dados e estar respaldada por renomadas certificações, como a HIMSS (Healthcare Information and Management Systems Society), que qualifica os processos de sistemas na área de saúde, e a SBIS (Sociedade Brasileira de Informática em Saúde), que avalia segurança da informação, processos sistêmicos, etc.

Além disso, a Pixeon mostrou estar preparada para a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrará em vigor no próximo ano e exigirá significativas mudanças na forma que todas as empresas armazenam e utilizam os dados de seus consumidores. É notório que existe uma relação recíproca e de boa vontade que vai além de questões técnicas ou comerciais, pois as ideologias e os propósitos das duas empresas estão alinhados.

A migração é recente, mas as projeções para o futuro são favoráveis, pois Microsoft e Pixeon olham para o mesmo ponto. Ambas colocam IoT (internet das coisas) e IA (Inteligência Artificial) no roadmap do negócio, passando por dispositivos conectados, monitoramento em tempo real, mobilidade, sistemas eletrônicos conectados, e pelo uso preditivo de IA para antecipar emergências (comunicação com médicos, clínicas e hospitais), entre outras inovações.

Com essa parceria, a medicina diagnóstica, laboratórios, clínicas e hospitais poderão ter sistemas mais integrados e dinâmicos. Só o Azure, por exemplo, que é uma solução da Microsoft para viabilizar facilidades na computação em nuvem, oferece mais de 100 serviços focados em atender as diferentes necessidades de cada cliente, como a implantação de máquinas virtuais para o processamento de dados em nuvem, o armazenamento de informações e a criação de redes.

Além disso, os B2Bs têm acesso a bancos de dados complexos, serviços cognitivos e ambientes de desenvolvimento, compondo um universo cheio de possibilidades em ecossistema híbrido, seguro, gerenciável e muito mais produtivo. Tudo isso permite mais dinamismo na implantação de novidades que facilitam o trabalho das pessoas.

Em qualquer que seja o segmento, a Microsoft dedica esforços para adaptar a tecnologia para todos os tipos de usuário, facilitando a execução de suas tarefas rotineiras e liberando tempo para fazer coisas mais importantes, criativas e inovadoras. A parceria com a Pixeon surge como um grande habilitador para a transformação digital de empresas e de profissionais da área de saúde.

Fonte: Época Negócios

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