top of page

Médicos fazem 1º transplante de rins de porco para o corpo humano


 
 

Cirurgiões da Universidade do Alabama em Birmingham (UBA), nos Estados Unidos, realizaram o primeiro transplante de rins de um porco geneticamente modificado para um humano. Um homem de 57 anos com morte cerebral foi o receptor do órgão. O caso foi relatado em um artigo publicado nessa quinta-feira (20/1), no American Journal of Transplantation.


Os médicos contaram que os rins do paciente foram retirados e substituídos pelos de porco. Os órgãos começaram a funcionar e a produzir urina aproximadamente 23 minutos depois do procedimento, e continuaram funcionando por três dias sem sinais de rejeições.

“Nosso objetivo não é ter um caso único, mas avançar no campo para ajudar nossos pacientes”, disse o diretor do Programa de Transplante Renal Incompatível da UAB, Jayme Locke.

O paciente, James Parsons, estava registrado como doador de órgãos após sofrer uma lesão durante uma corrida de motos em setembro. Ele acabou selecionado para fazer parte do estudo. Ao jornal The New York Times, parentes contaram que concordaram com a pesquisa assim que foram informados. Eles descreveram Parsons como uma pessoa que adorava ajudar os outros.

Os médicos disseram que homenagearão o americano dando seu nome ao estudo de transplante de rins. “Ele ficaria emocionado por tantas pessoas se beneficiarem”, disse a irmã de Parsons, Amy Parsons Vaughn.


Transplante de rins de porco


Em setembro de 2021, cirurgiões da NYU Langone Health, um centro médico acadêmico de Nova York, fizeram um procedimento semelhante. Os médicos anexaram o rim de um porco geneticamente modificado a um paciente que também teve morte cerebral e era mantido em um ventilador. Mas, nesse caso, o órgão permaneceu fora do corpo. De acordo com os cirurgiões, o rim funcionou normalmente, produzindo urina e creatinina.


Fonte: Metrópoles

12 visualizações0 comentário
bottom of page