top of page

Mãe dá à luz trigêmeas idênticas concebidas naturalmente; probabilidade é um em um milhão



A argentina Melany Basualdo, de 32 anos, deu à luz trigêmeas idênticas, concebidas naturalmente. As crianças, nasceram de 30 semanas - 10 semanas antes do previsto - no Hospital Cuenca Alta Néstor Kirchner, na província de Buenos Aires, Argentina, no dia 5 de agosto de 2023. O que é comum em gestações de múltiplos. O caso é considerado raro, com probabilidade de um em um milhão.


As meninas se chamam Damaris, Aymara e Emily, e estão com cinco meses. Elas nasceram de parto normal, com poucos momentos de diferença e pesavam entre 1,4 e 1,5 kg. Após o parto, os bebês precisaram de oxigênio para sustentar os pulmões e os órgãos em crescimento e ficaram internados algumas semanas.


Gravidez múltipla


Existem dois tipos de gravidez múltipla: fraterna e idêntica. A primeira ocorre quando vários óvulos são fertilizados por espermatozoides diferentes, enquanto gestações idênticas ocorrem quando um óvulo fertilizado se divide em dois ou mais embriões que carregam exatamente a mesma composição genética.


No caso dos trigêmeos na Argentina, um dos óvulos da mãe foi fertilizado com um espermatozoide e dividido em três embriões. Cerca de 4.300 trigêmeos nascem nos EUA todos os anos, entre 3,9 milhões de nascimentos – o equivalente a 0,1% de todos os nascimentos registrados. Mas apenas alguns deles são idênticos, com apenas quatro relatados em 2015 – o equivalente a um em um milhão.


Múltiplos são mais comuns em procedimentos de fertilidade de fertilização in vitro porque mais de um embrião é colocado de volta na mãe.


A mãe não detalhou se enfrentou complicações, mas gestações múltiplas têm maior probabilidade de condições como diabetes gestacional e pré-eclâmpsia. A história de Basualdo veio à tona depois que um casal na Inglaterra ficou “nas nuvens” quando tiveram trigêmeos idênticos em março do ano passado, segundo informações do Daily Mail.


As três meninas – chamadas Harper-Gwen, Marvella e Evalynn – foram concebidas naturalmente e nasceram nove semanas prematuramente no Hospital York.


Fonte: O Globo

3 visualizações0 comentário
bottom of page