Muitas mulheres não dispensam a maquiagem nem na hora de ir para a academia ou realizar algum outro tipo de atividade física. Mas um novo estudo publicado recentemente na revista científica Journal of Cosmetic Dermatology alerta para a importância de abandonar esse hábito.
De acordo com pesquisadores da Universidade Texas A&M University, em San Antonio, nos Estados Unidos, usar base durante o exercício pode afetar a saúde da pele, alterando o tamanho dos poros e a subsequente liberação de sebo, que desempenha um papel importante em mantê-la saudável.
A equipe recrutou 43 estudantes universitários, 20 homens e 23 mulheres. Os participantes primeiro lavaram o rosto e, em seguida, os pesquisadores mediram variáveis da pele em diferentes áreas do rosto, incluindo tamanho dos poros e produção de sebo. Então, eles aplicaram uma única camada de base em metade do rosto dos participantes – na testa e na parte superior da bochecha – enquanto a outra metade do rosto ficou limpa.
Eles então fizeram um treino moderado de 20 minutos, consistindo em correr em uma esteira por 5 minutos a 4,8 km/h, por 10 minutos a 6,4 km/h e por 5 minutos a 8 km/h. Após o treino, os investigadores repetiram as medições da pele, descobrindo que a oleosidade foi reduzida nas áreas com base em comparação com aquelas sem maquiagem.
O tamanho dos poros dos participantes também aumentou significativamente nas áreas sem base, enquanto não houve mudança significativa nas áreas cobertas. Isto sugere que a base pode ter impedido o alargamento natural dos poros durante o exercício, impedindo a libertação de sebo e suor, que hidrata e arrefece a pele.
A princípio, isso pode parecer bom. Mas é o oposto. Quando o sebo, as células mortas da pele e outras substâncias ficam presas dentro de um poro, isso pode causar manchas.
“Há uma tendência crescente de indivíduos usarem cosméticos enquanto participam de atividades físicas. As descobertas sugerem que o uso de base durante exercícios aeróbicos pode reduzir a oleosidade da pele, causando ressecamento. Além disso, a maquiagem pode obstruir os poros e aumentar a produção de sebo. Esta pesquisa oferece informações importantes ao público, incentivando-os a considerar as possíveis consequências do uso de maquiagem durante o exercício", escreveram os pesquisadores.
Fonte: O Globo
Comments