top of page

Ministério da Saúde participa de mutirão de cirurgias oftalmológicas em indígenas de Roraima

Ação cirúrgica “Olhos de Makunaima” atendeu 145 pacientes do Distrito Sanitário Especial Indígena Leste de Roraima

A Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde realizou 165 cirurgias oftalmológicas entre os dias 6 e 16 de novembro na ação chamada “Olhos de Makunaima”. A iniciativa aconteceu em parceria entre Ministério da Saúde, DSEI Leste de Roraima, Associação Médicos da Floresta – AMDAF, Secretaria de estado da Saúde de Roraima – SESAU, Exército Brasileiro de Roraima, Universidade Federal de Roraima e Conselho Distrital de Saúde Indígena Leste de Roraima.

As cirurgias foram realizadas no Hospital Geral de Roraima e os procedimentos pré e pós cirúrgicos na Casa de Saúde Indígena – Casai do Leste. Ao todo foram atendidos 145 indígenas das etnias Macuxi, Wapichana, Ingaricó, Wai Wai, Taurepang e Patamona, Yanomami, que foram submetidos a 165 Procedimentos Cirúrgicos, sendo 133 cirurgias de Catarata e 32 de Pterígio.

Toda a ação foi dividida em 3 etapas. A primeira etapa incluiu todos os atendimentos e exames pré-cirúrgicos, a segunda, as cirurgias e a terceira foi o acompanhamento pós cirúrgico dos pacientes na Casa de Saúde Indígena Leste de Roraima. Todas as atividades foram desenvolvidas com equipe multidisciplinar do DSEI Leste, AMDAF e a SESAU, envolvendo cerca de 170 profissionais entre enfermeiros, médicos, psicólogos, serviço social, nutricionistas, técnico de enfermagem, apoiadores, voluntários acadêmicos, motoristas, cozinheiros, agentes indígenas de saúde e lideranças indígenas.

A secretária especial de saúde indígena do Ministério da Saúde, Sílvia Waiãpi, visitou o hospital em que estavam sendo realizadas as cirurgias e fez questão de agradecer aos profissionais.”A união de todos os envolvidos fortalece e amplia a saúde indígena e quem ganha são os povos indígenas. Esperamos conseguir promover mais parcerias como essa”, elogiou Sílvia Waiãpi.

Fonte: Ministério da Saúde

3 visualizações0 comentário
bottom of page