top of page

Melancia aumenta imunidade, refresca e previne doenças cardiovasculares


 
 

Você conhece os benefícios da melancia? Sabia que essa fruta pode aumentar sua imunidade e prevenir doenças cardiovasculares? Com as temperaturas cada vez mais altas no Brasil graças à chegada da primavera, nossa saborosa e refrescante melancia pode ser uma boa pedida, pois combina benefícios para a saúde com um sabor incrível e único.


A época de plantio da melancia varia de acordo com a sua região de plantio, mas essa fruta incrivelmente saborosa e saudável é mais apreciada após o fim do inverno – época que estamos passando agora. Portanto, antes de se esbanjar na refrescância das melancias, é importante conhecer seus benefícios.


“A melancia é majoritariamente composta de água (92%) e tem calorias muito baixas – são 31 kcal por 100 gramas. Por ser uma fruta, é composta de carboidratos, sendo 7 carbos por 100 g. As suas quantidades de fibras, proteínas e gorduras são ínfimas”, explica a nutricionista britânica Nicola Shubrook do Urban Wellness à BBC Good Food.


Entretanto, a maioria das qualidades nutricionais da fruta estão em suas vitaminas e minerais. São desses elementos que fazem da melancia uma boa pedida para uma alimentação saudável.


“A melancia ainda contém uma grande variedade de vitaminas e minerais, mas em pequenas quantidades por causa de sua grande quantidade de água. De qualquer forma, sua polpa vermelha mostra que ela é uma boa fonte de beta caroteno, que se transforma em vitamina A. Os benefícios são inúmeros: há proteção ao nosso sistema imune, visão e saúde da pele”, conclui Shubrook.


Além disso, a fruta ainda contém quantidades significativas de anti-oxidantes que combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento e deterioramento de algumas células do nosso corpo. Além disso, sua quantidade vitamina C reforça ainda mais nosso sistema imune.


Um estudo da Universidade Estadual de San Diego, na Califórnia, mostrou que a vitamina C e licopeno presentes na fruta podem ser também aliados no combate às inflamações. A pesquisa feita com ratos de laboratório indicou que o consumo da melancia por ratos reduziu inflamações e aumentou o nível de anti-oxidantes no organismo.


“Combinada com outras frutas, a melancia é uma ótima opção. Ela é, sobretudo, muito boa para nossa hidratação e junto de outras plantas, você combina ainda mais benefícios. Variedade no prato é sempre a chave”, explica Angela Lemond, da Academy of Nutrition and Dietetics, ao Fruveg.


Fonte: Hypeness

6 visualizações0 comentário
bottom of page