top of page

Medicina integrativa ajudou no tratamento da leucemia da menina Cora

Em 2017, quando tinha cinco anos, Cora foi diagnosticada com Leucemia Linfoide Aguda (tipo B), um tipo de câncer em que a produção de todas as células sanguíneas fica comprometida.

“Ela [Cora] teve uma virose aos cinco anos. Em um dia que a gente veio só para fazer um exame e voltar [para casa], ela foi diagnosticada com leucemia”, lembra Patrícia Silvério, mãe de Cora. “Aí vai para UTI, faz transfusão de sangue, é muita informação na sua cabeça. E tem um estereótipo do câncer. Nesse momento você pensa: ‘perdi meu filho’.

Na primeira internação, após ficar mais de duas semanas no hospital, um profissional de Medicina Integrativa passou no quarto de Cora e perguntou à família se poderia realizar uma massagem na menina. “Ela virou de costas, ela queria receber a massagem imediatamente!” Naquele momento, o tratamento de Cora passou a aliar a quimioterapia com práticas da medicina integrativa.

Chin Na Lin, médico do Centro de Medicina Integrativa Mente-Corpo, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, FM-USP, explica que a Medicina Integrativa é uma tentativa de enxergar o paciente como um todo. “É uma medicina integrada entre mente e corpo. É um todo que deve ser integrado, não pode ser dividido”, explica. “Quando acontece uma doença o corpo inteiro e a mente também são atingidos.”

Maria Ester Mazzola, médica da equipe de Medicina Integrativa do Hospital Albert Einsten, explica que Medicina Integrativa aborda corpo, mente, espírito e a parte social do paciente. “O corpo tem essa força inata da cura. Não é só o remédio que cura, é como o seu corpo responde. Se a gente consegue diminuir o estresse, a ansiedade, sem dúvida isso ajuda no tratamento.”

Desde 2006, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece 29 terapias relacionadas à Medicina Integrativa. As mais populares são acupuntura, fitoterapia e homeopatia. Essas práticas são complementares e não substituem o tratamento convencional, já que o Conselho Federal de Medicina não reconhece algumas como especialidades médicas.

13 visualizações0 comentário
bottom of page