top of page

Mariana Rios: atriz afirma que foi diagnosticada com trombofilia adquirida; entenda a doença



Mariana Rios tem usado suas redes sociais para divulgar o processo de ser mãe. Em entrevista recente ao GLOBO, ela disse que é uma tentante, aos 40 anos, e que está na fase de coleta de óvulos de uma possível inseminação artificial.


Nas redes sociais ela vem publicando uma série de vídeos em que relata suas experiências pessoais, criando uma rede de apoio para outras mulheres que passam por situações semelhantes. Em um teaser divulgado recentemente, a atriz compartilhou que foi diagnosticada com trombofilia adquirida, ou seja, aquela que pode surgir ao longo da vida, mesmo na ausência de predisposição genética.


Além disso, ter essa condição aumenta o risco de ter trombose e pode afetar diretamente a fertilidade e a saúde gestacional.


A trombofilia é a tendência aumentada do sangue em formar coágulos, podendo levar a sérias complicações como trombose venosa profunda e embolia pulmonar. A trombofilia adquirida pode ocorrer por conta de alguns fatores, como:


  • Síndrome Antifosfolipídica: doença autoimune que produz anticorpos que atacam componentes do sistema de coagulação, aumentando o risco de trombose arterial e venosa.

  • Gravidez: alterações hormonais e compressão das veias pélvicas durante a gestação aumentam o risco de trombose venosa profunda.

  • Uso de anticoncepcionais ou terapia de reposição hormonal: alteram os níveis hormonais, afetando a coagulação e aumentando o risco de trombose.

  • Cirurgias complexas: podem causar imobilização e danos aos vasos sanguíneos, aumentando o risco de trombose.

  • Imobilização prolongada: longas viagens de avião ou repouso no leito por tempo prolongado diminuem o fluxo sanguíneo nas veias e favorecem a formação de coágulos.

  • Doenças inflamatórias: lúpus ou artrite reumatoide podem levar à inflamação dos vasos sanguíneos.

  • Câncer: alguns tipos da doença, assim como a quimioterapia, elevam o risco de formação de coágulos.

  • Tabagismo: o vício danifica o revestimento dos vasos sanguíneos.


Entre os principais sintomas da trombofilia estão dor, inchaço e vermelhidão em uma perna. sensações de peso ou aperto na perna afetada, veias dilatadas e visíveis, dor súbita e intensa em um braço, perna ou abdome. Além da sensação de dormência, fraqueza ou formigamento nos membros e alteração na cor da pele do membro afetado.


Tratamento


O tratamento da trombofilia varia de acordo com o tipo da doença, e outros fatores, como histórico de eventos trombóticos. Um dos tratamentos é o uso de medicamentos anticoagulantes.


Em 2020, Rios sofreu um aborto espontâneo durante os primeiros meses de gravidez. Apesar de todo o luto e dor, ela afirma que passou por uma transformação e que hoje é uma outra mulher por conta disso. Ela é idealizadora do projeto Basta Sentir Maternidade, uma plataforma online que tem como principal objetivo servir de apoio emocional e psicológico para outras mulheres que estão passando pelo mesmo processo de engravidar. Dentro do aplicativo, as mulheres têm acesso a psicólogos além de poderem compartilhar suas experiências, angústias, ansiedades, frustrações e conquistas. O projeto já conta com oito mil mulheres dentro do programa e 25 mil em lista de espera.


— Acredito que o projeto passou a existir porque eu queria ter tido essa ajuda em 2020, quando sofri o aborto ou durante o meu processo de gravidez. Desde que o criei parece que tirei um peso das minhas costas. O projeto é para mulheres que estão passando pelo mesmo que eu, que me entendem, e tem os mesmos problemas. É uma rede feita por quem de fato precisa estar ali — disse.


Fonte: O Globo

Comments


© 2020 Portal Saúde Agora. Tudo sobre SAÚDE em um só lugar!

  • Instagram
logoportal1.png
bottom of page