top of page

Maioria das mulheres nem percebe menopausa. Saiba primeiros sinais


 
 

Uma pesquisa financiada pela empresa de absorventes Always Discreet revelou um dado curioso sobre a saúde feminina. A partir de informações coletadas com mil mulheres, os pesquisadores descobriram que a maioria não percebeu que estava entrando na menopausa até sete meses após o início dos primeiros sintomas


Dentro do mesmo levantamento, 30% das respondentes afirmaram que gostariam de ter sido mais informadas sobre a menopausa e 52% disseram que teriam se sentido melhor caso soubessem como amenizar os sintomas característicos do período.


O ginecologista Leonardo Jacobsen, integrante da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), afirma que, de fato, ainda existem muitas dúvidas sobre o assunto.


Segundo ele, é necessário que se compartilhem informações claras para que as mulheres possam se sentir mais seguras e tomar melhores decisões em relação à própria saúde.

“Quando as mulheres estão bem informadas há uma maior adesão a tratamentos e obtemos melhores resultados para amenizar os sintomas, bem como para prevenir doenças crônicas e o rastreamento de câncer”, ressalta o médico.

A menopausa ocorre, em média, por volta dos 48 anos, sendo que 90% das mulheres sente os primeiros sintomas entre os 45 e os 55 anos de idade.


Alguns indícios podem apontar que a mulher está entrando na menopausa: “A principal pista é a irregularidade menstrual. A mulher deixa de menstruar todos os meses, passando a ter intervalos mais longos entre um ciclo e outro”, explica o médico.


Durante esse período de irregularidade, também chamado de climatério, a mulher tende a apresentar dificuldades com o sono, alterações de humor, fogachos – episódios de calor intenso – e suores noturnos.

Ganho de peso e queda de cabelo

O médico comenta que sintomas como o aumento de peso e a perda de cabelos são relatados geralmente na menopausa mais tardia. “Estudos mostram que devido a queda nos hormônios as mulheres ficam com o metabolismo mais lento e tendem a acumular gordura e perder massa muscular, algo que é muito ruim para a saúde”, afirma.


O médico esclarece que durante a transição para a menopausa, as menstruações ainda estão presentes, mas de maneira irregular, refletindo uma grande variação da produção hormônios pelos ovários. Os sintomas podem iniciar até mesmo 4 anos antes da última menstruação.


Reposição hormonal

Jacobsen comenta que existe um mito de que a reposição hormonal, tratamento indicado para aliviar os sintomas da menopausa, pode causar trombose e doenças cardiovasculares.


“Dados de estudos mais recentes demonstram que a reposição hormonal, quando realizada de maneira correta, em mulheres sem contra-indicações, usando hormônios idênticos ao do corpo humano, protegem contra doenças cardiovasculares e não aumentam o risco de trombose e câncer”, afirma.


Segundo o especialista, as mulheres que repõem os hormônios apresentam menor risco de osteoporose e demências, quando comparadas às mulheres que não fazem o procedimento.


Fonte: Metrópoles

1 visualização0 comentário
bottom of page