top of page

Lula participa de ação do SUS e defende ‘mutirões de um mês’ para reduzir filas

ree

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou neste sábado (13), em Brasília, de uma ação do Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Universitário de Brasília (HUB) e defendeu a realização de “mutirões de um mês” como estratégia para reduzir as filas de consultas, exames e cirurgias no sistema público de saúde. A iniciativa faz parte do programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, que o presidente tenta transformar em bandeira de sua gestão.


Em um palco instalado em uma área do hospital, Lula defendeu a ampliação do número de médicos atuando no país, por meio do programa Mais Médicos, e disse que é preciso ir além de pagar horas extras para os profissionais para resolver o problema da saúde no país.


–A gente precisa mapear quais são as coisas que estão mais acumuladas e fazer mais mutirões, não uma vez a cada três meses, mas quem sabe a gente não faz um mês inteiro de mutirão – disse Lula. Houve uma piora na saúde brasileira. Mas já estamos com quase 30 mil médicos, mais do que dobramos em dois anos e meio, e achamos que é pouco. Uma parte da elite brasileira que acha que não precisa formar mais médicos, que tem muito. Tem em uma certa parte do país, mas quando entramos no coração do país, no Norte, no Nordeste, no sertão, não tem medico e o prefeito não tem dinheiro para pagar – afirmou o presidente..


Lula defendeu também que os médicos ganhem hora extra como motivação para reduzir filas.– A gente paga hora extra, mas é o seguinte, a gente vai ter que fazer mais. Enquanto a gente não tem todos os médicos que precisamos em todos os hospitais, o nosso pessoal universitário, nossos hospitais vão ter que fazer mais – disse Lula neste sábado.Como revelou o GLOBO em março, pacientes precisaram aguardar, em média, quase dois meses (57 dias) para serem atendidos em 2024. A espera durou mais até do que o registrado durante a pandemia de Covid-19, em 2020, quando a média foi de 50 dias, até então a maior marca da série histórica iniciada em 2009.



Mutirão de atendimentos


O mutirão deste sábado é uma iniciativa que integra o projeto Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas, e ocorre nos 45 hospitais universitários federais da rede Ebserh em todo o Brasil.


O objetivo é ampliar o atendimento especializado e reduzir o tempo de espera na rede pública de saúde.Estão programados mais de 29 mil atendimentos, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo 1,9 mil cirurgias eletivas, 4,5 mil consultas especializadas e 22,7 mil exames especializados e terapias. Os atendimentos serão voltados a várias especialidades, como cardiologia, ortopedia, oftalmologia e saúde da mulher.


Fonte: O Globo

Comentários


© 2020 Portal Saúde Agora. Tudo sobre SAÚDE em um só lugar!

  • Instagram
logoportal1.png
bottom of page