Após as conquistas da ginástica artística brasileira durante as Olimpíadas de Paris, uma série de entrevistas das integrantes da equipe viralizou na web. Entre elas está uma declaração da medalhista de bronze Jade Barbosa de que já teve 15 pedras nos rins por conta do esporte.
Veterana do time brasileiro, Jade Barbosa, de 33 anos, conquistou seu lugar ao pódio após se recuperar de lesões. Ela conta que os treinamentos pelos quais passou no passado chegaram até a prejudicar à saúde dela.
Em entrevista ao podcast Cara a tapa em 2023, a atleta revelou que era proibida de beber água nos treinos e que, por conta disso, teve 15 pedras nos rins. Durante a adolescência, ela também ficou anêmica.
“Tive uma treinadora que proibia água. Quando tomava água no fim de semana e voltava pesando mais, a treinadora ficava maluca. Tinha castigo”, lembrou ela. O nível de desnutrição e desidratação em que ela vivia era tal que ela teve osteonecrose em ossos dos punhos, morte de parte dos ossos por falta de nutrientes.
A ginasta afirma que, ao ter consciência das condições de exigência desumanas do esporte, começou a “abraçar a causa” para que as meninas mais jovens não passassem pelas mesmas situações. “Briguei com a confederação para a gente não viver desidratada. Não queria deixar que as meninas passassem por isso que passei”, completa.
Ela afirma que expeliu as pedras naturalmente conforme melhorou a dieta, mas teve muitas dores por conta delas. Seu osso do punho também conseguiu se recuperar parcialmente com tratamento e fisioterapia.
Fonte: Metrópoles
Comments