top of page

Ibaneis diz que pico de Covid-19 no DF será na segunda quinzena de abril

O governador Ibaneis Rocha (MDF) disse, no começo da tarde desta quarta-feira (1º), que o pico da pandemina de coronavírus no Distrito Federal será na segunda quinzena de abril e no início de maio. Até a manhã desta quarta, Brasília somava 354 casos confirmados da infecção e três mortes.

“Não teremos retorno `à tranquilidade até o início do mês de junho.”

Em entrevista à TV Globo, Ibaneis afirmou que a expectativa é chegar no pico da crise com mil casos da infecção. O governador explicou que está terminando a redação do decreto que prorroga o isolamento social na capital até 13 de abril.

“Inicialmente, nós vamos acompanhar todos esses níveis, e com o agravamento, nós vamos vendo as condições . Aí podemos prorrogar até o final do mês.”

Escolas

Governador do DF, Ibaneis Rocha, em imagem de arquivo — Foto: Reprodução/TV Globo

No caso das escolas, apontou o governador, a previsão retornas às aulas a partir do mês de junho. A justificativa é o grande fluxo de pessoas nas ruas e concentração de grupos, o que aumenta os riscos de contaminação do novo coronavírus.

“A gente trabalha com números e com projeções. Até hoje esses números têm dado certo. Nós temos aí mais uma semana, vamos continuar fazendo as análises, e em cada decreto desses nós estamos analisando também os cenários econômicos, e vendo se tem algumas coisas que abalam um pouco mais a população”, afirmou.

Leitos em UTI

Segundo o chefe do Executivo, “com o isolamento, as pessoas estão procurando os hospitais só em situações graves”, e isso é positivo porque a rede de saúde está conseguindo dar conta dos atendimentos.

Segundo o governador, o DF tem de 150 a 200 leitos de UTI que devem ficar prontos em um prazo de 10 dias. Desses leitos, 80 estão sendo montados no Hospital Regional de Santa Maria.

“Conseguimos também contratar leitos na rede privada, em torno de 400 a 500 leitos, variando de acordo com a necessidade que os hospitais têm”, acrescentou Ibaneis.

Novo decreto

“Nesse decreto que vai sair hoje (1º), nós vamos liberar as feiras permanentes da cidade, no que diz respeito a alimentação, a venda de produtos, porque já está havendo um certo desabastecimento”, adiantou Ibaneis.

“Vou colocar lá equipes do corpo de bombeiro, equipes da saúde, e vou manter o controle no acesso a essas feiras. E vou contar com a população que não crie grandes aglomerações. Se tiver aglomeração, nós vamos ter que fechar de novo.”

Veja resumo das medidas anunciadas pelo governador:

  1. Feiras permanentes serão reabertas

  2. Escolas públicas e particulares só devem voltar a partir de junho

  3. Moradores do DF devem manter recomendações de isolamento social

Fonte: G1

2 visualizações0 comentário
bottom of page