top of page

'Gravidez silenciosa': entenda o caso de mulheres que só descobrem que serão mães na hora do parto



Casos de gravidez surpresa não são tão raros: nesta semana, Nathália Silva do Nascimento, de 26 anos, achou que tinha cálculos renais e contou que só descobriu que estava grávida na hora de dar à luz, em Campo Grande. Ter uma gestação silenciosa é algo que pode ocorrer com diferentes perfis de mulheres e não está necessariamente associado ao peso ou ao tamanho da grávida. "Muitas pessoas usam o nome gravidez silenciosa, mas ela não necessariamente é silenciosa, o que acontece é que a paciente que fica grávida, ela não percebe as alterações por uma série de fatores", explica Fábia Vilarino, ginecologista especialista em reprodução humana e professora da Faculdade de Medicina São Camilo. O quadro das grávidas silenciosas é complexo e pode variar muito de pessoa para pessoa, segundo a especialista. Entretanto, entre outros pontos, ela analisa três que podem ser considerados:

  1. Atrasos na menstruação e sangramentos

  2. Sintomas: enjoos, inchaços e dores de cabeça

  3. Crescimento da barriga

Veja abaixo: 1 - Atraso na menstruação e sangramentos No geral, o atraso na menstruação é um dos primeiros sinais da gravidez. A menstruação é a liberação de sangue e tecido que estava no útero como parte do preparativo do corpo da mulher para uma gravidez. Quando ela não ocorre, uma das possibilidades é a gravidez, mas é também comum haver atrasos no ciclo reprodutivo.

"Só que muitas mulheres têm os ciclos menstruais irregulares e ficam períodos normalmente sem menstruar. Então, às vezes, a pessoa vai para o hospital ou faz um exame de gravidez e ela já tá de seis sete meses por quê? Porque ela achou que era normal e na verdade ela estava grávida. Esse é o primeiro ponto é o atraso que não é o atraso", comenta a ginecologista.

Por outro lado, a médica comenta que existem mulheres que têm pequenos sangramentos durante a gravidez. "Não são menstruações, mas são pequenos sangramentos e que ela acha que são menstruações", afirma Fábia. "São só sangramentos da gravidez ou de algum problema que ela tá que tá acontecendo." 2 - Sintomas: enjoos, inchaços e dores de cabeça A médica lembra que, durante a gravidez, muitas mulheres têm enjoo, inchaço e dores (incluindo dor de cabeça), mas não é um quadro típico que acomete a todas. "Tem muitas mulheres que passam pela gravidez, praticamente sem sentir essas coisas", afirma.

"Outro processo muito frequente é uma paciente que nega a possibilidade de estar grávida inconscientemente. Não é uma coisa consciente. Então dessa forma ela encara um enjoo como um problema do estômago, uma dor abdominal como um problema intestinal e até a movimentação do bebê ela acha que é o intestino", explica a médica. 3 - Crescimento da barriga Um ponto de questionamento muito comum quando os casos são relatados é: "como é que ela não vê a barriga crescer"?

"É muito mais comum quando a paciente já é obesa. Então ela acha que está engordando e não percebe que está crescendo o útero", explica a doutora. A médica explica que há ainda outros pontos associados ao quadro das mulheres com obesidade, que podem ter uma irregularidade menstrual por causa desta condição, o que ajuda a mascarar os ciclos.

Mas a gravidez silenciosa não ocorre apenas com esse perfil de paciente. "Existem outros casos de pacientes magras e não percebem. Nesse caso, a explicação é que ela tem a musculatura do abdômen forte e isso impede que o útero vá para frente, então o útero está crescendo, mas para dentro e não fica tão perceptível. Às vezes ela não tem uma nutrição boa e o bebê também não cresce muito", explica Fábia.


Fonte: G1

376 visualizações0 comentário
bottom of page