Foco para encarar a semana? Veja 5 maneiras de produzir mais endorfina



Foco é algo fundamental não apenas para cumprir todas as tarefas e obrigações diárias, mas também para alcançar sonhos e objetivos pessoais. E a maioria das pessoas começa a se empenhar para isso tudo, justamente no início da semana. Em contrapartida, a segunda-feira costuma ser um dia não muito agradável.


O choque de retornar para as obrigações após o descanso do final de semana tende a desmotivar alguns indivíduos e atrapalhar o foco para alcançar suas metas pessoais. Seja na vida fitness ou em qualquer outra área, motivação e alegria são combustíveis importantes para conquistar sonhos. E é aí que a endorfina pode te ajudar.


“A endorfina é um hormônio produzido pela hipófise (anterior) no cérebro. O nome vem de endo (dentro) morfina (um analgésico natural)”, explica Débora Garcia, especialista em fisiologia do exercício pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).


De acordo com a especialista, a endorfina costuma ser uma ótima aliada da qualidade de vida. Ela proporciona maior satisfação para as pessoas e pode impulsionar a realização de tarefas e a conquista de objetivos. Algo fundamental, por exemplo, para quem quer aumentar o foco no início da semana.


“O que já sabemos é o poder analgésico dela [endorfina]. Traz sensação de bem-estar, conforto, bom humor e alegria. E ainda existem outros benefícios que são atribuídos a ela: diminuir desconforto muscular, ter função na memória e aprendizado, no apetite, no ciclo menstrual entre outros”, diz a fisiologista.


Dessa forma, com a ajuda de Débora, separamos cinco maneiras de elevar a produção natural de endorfina no organismo. Confira:


1. Praticar atividades físicas. O exercício físico tende a liberar mais endorfina no corpo.


2. Não exagerar nos exercícios. No entanto, exageros podem comprometer essa produção de endorfina.


3. Meditar. A prática é apontada por Débora como uma boa alternativa para melhorar a produção de endorfina no organismo, elevando a sensação geral de bem-estar.


4. Se divertir. De acordo com a especialista, alguns gestos simples e genuínos, como dar risadas, sorrir e gargalhar também podem contribuir positivamente para a produção natural de endorfina.


5. Apaixonar-se. “Apesar de não ser um hábito, quando estamos apaixonados liberamos mais endorfina também”, finaliza Débora.


Fonte: SportLife

4 visualizações0 comentário