As flatulências são parte natural do processo digestivo, e é perfeitamente normal que o corpo elimine gases ao longo do dia. Porém, o cheiro ruim não deve ser uma constante, uma vez que é determinado principalmente pelo que comemos.
De acordo com a Sociedade Canadense de Pesquisa Intestinal, apenas 1% dos gases que soltamos deveriam ter odor. Essas flatulências seriam causadas pela ação de bactérias que ajudam na digestão.
Porém, quanto maior for a necessidade da ajuda das bactérias, mais gases são retidos e mais forte é o odor. Alguns alimentos exigem um esforço extra para serem digeridos e são os principais inimigas dos que não querem soltar cheiros desagradáveis — e não estamos falando só do ovo e do repolho.
Em entrevista ao jornal The Sun, o nutricionista britânico Alex Glover listou cinco das principais comidas que causam gases, mas também fez um alerta: nem sempre o cheiro da flatulência é só um inconveniente. Ele também pode ser um sinal de que algo não vai bem com o sistema digestivo.
“Se você está preocupado com as suas flatulências, o melhor é ir fazer um check-up com um gastro e evitar o auto-diagnóstico”, afirma Glover. Confira os principais culpados do mau cheiro:
1. Carne
O consumo de carne vermelha, tanto de vaca como de porco, dá um trabalho extra às bactérias da nossa microbiota intestinal. O alimento leva muito tempo para ser digerido e acaba fermentando dentro do nosso sistema digestivo.
2. Suplementos proteicos
Grandes aliadas na hora de aumentar a massa muscular, as proteínas hidrolizadas a base de leite, o famoso whey protein, podem estar por trás de um cheiro ruim nos gases.
“O processo é o mesmo da carne: digerir proteínas obriga nosso corpo a usar mais as bactérias, que acabam produzindo mais sulfeto de hidrogênio, um dos compostos químicos que dá odor nas flatulências”, destaca o nutricionista.
3. Brócolis
O próprio cheiro deste vegetal ao ser cozido já revela partes desagradáveis ao olfato em sua composição química. Ele tem muito enxofre, assim como os ovos, já tradicionais culpados do mau cheiro dos gases.
4. Vinho e cerveja
Quem já passou por uma noitada regada a muito álcool sabe que a conta chega na hora de ir ao banheiro. A maior parte das bebidas alcólicas é fermentada, como é o caso do vinho e da cerveja, e portanto trazem o enxofre em sua composição.
Quando este composto se acumula no sistema digestivo, os gazes ficam com o cheiro ruim. Além do problema olfativo, o abuso do álcool também mata parte da microbiota digestiva e por isso são recorrentes episódios de diarreia depois dos drinks em excesso.
5. Ervilhas, soja e lentilha
Embora o feijão tenha a pior fama, todas as leguminosas, família de vegetais a que ele pertence, acabam causando cheiros desagradáveis nos gases. Entram na conta itens como: lentilha, ervilha, grão-de-bico, amendoim e, claro, todas as variedades de feijão.
Fonte: Metrópoles
Comments