top of page

Fisioterapeuta no AC emociona ao cantar música para paciente de 6 anos acamada

Um vídeo divulgado pelo fisioterapeuta Cândido Neto emocionou os internautas nesta semana. Nas imagens gravadas em menos de um minuto, ele canta a música tema do filme Dumbo, “Baby Mine”, para a pequena Letícia Lima, de 6 anos, acometida por uma doença rara, a Atrofia muscular Espinhal (AME) no nível mais grave.

Neto trabalha no programa da prefeitura de Cruzeiro do Sul, o Melhor em Casa, que disponibiliza uma equipe de diversos profissionais que atendem pacientes em domicílio.

Por ser uma doença genética, sem cura, e que interfere na capacidade do corpo de produzir uma proteína essencial para a sobrevivência dos neurônios motores, as pessoas que têm a AME vão perdendo o controle e força musculares, ficando incapacitados de se mover, engolir ou mesmo respirar.

E Letícia vive acamada, tem traqueostomia e respira com ajuda de um aparelho. A ideia da música, segundo o médico, é uma forma de acalmar a pequena paciente que ele acompanha há cerca de um ano e meio.

“A atrofia dela é a mais grave, tipo 1. É uma paciente traqueostomizada e que não consegue respirar sozinha, ela respira com a ajuda de aparelhos. É uma doença neurodegenerativa que não tem cura. É um quadro crônico, degenerativo, sem muita positividade no quesito evolução, então, opto por trabalhar diversas interações com ela”, conta.

Sempre que chega na casa de Letícia, o fisioterapeuta percebe que está tocando alguma música. Por isso, na última terça-feira (10), resolveu cantar ao vivo e a paciente interage. Como ela não fala, nas imagens é possível ouvir os sons que ela consegue fazer ao ouvir Neto cantando.

Interações

“Às vezes vou caracterizado, uso nariz de palhaço e até danço. Ela sempre ouve música porque acalma, então, nesse dia eu baixei o som e cantei e você vê que ela interage, ela não poque não tem a musculatura desenvolvida, mas ela faz barulhos com a garganta”, conta.

Segurando a pequena mão da paciente, o fisioterapeuta canta as duas primeiras estrofes da música, que diz:

Meu amor, não chore

Mina de bebê, enxugue seus olhos

Descanse sua cabeça perto do meu coração

Nunca se separar, meu bem

Um pouco quando você joga

Você não se importa com o que eles dizem

Deixe seus olhos brilharem e brilharem

Nunca uma lágrima, meu amor

Neto conta que essas interações são particularidades do seu atendimento com todos os seus pacientes, desde a criança até o idoso. “Além da terapia física, tento incrementar com outro entretenimento, é uma coisa minha”, conta.

‘Ela entende tudo’

E sempre que pode partilha esse trabalho em seu perfil no Instagram. Nos comentários, os internautas apoiam e incentivam.

Aurieta do Vale, de 39 anos, mãe da Letícia, conta que adora a forma como o fisioterapeuta trata a menina. Segundo ela, a menina sempre tentar interagir e fica calma com a chegada do profissional. Dessa forma, acredita que o tratamento fica um pouco mais leve.

“Gosto muito do atendimento dele. Ela interage porque entende tudo, ela só não se movimenta e não fala, não sai a voz, mas a gente consegue ouvir o sonzinho que ela faz”, conta.

A mãe conta ainda que tenta ajuda para conseguir acesso a um medicamento que ajudar na condição da filha. Sem especialistas na região e sem muitos recursos, ela diz que o SUS oferece o medicamento, mas que não consegue adquirir por falta de uma receita da especialista.

“Em Cruzeiro do Sul, não temos neuropediatras, então a gente precisa dessa receita para poder correr atrás desse medicamento que está disponível no SUS”, diz.

Letícia tem 6 anos e interage ao ouvir profissional cantar — Foto: Arquivo pessoal

Fonte: G1

5 visualizações0 comentário
bottom of page