top of page

Filhos aprendem Libras para se comunicar com mãe surda: 'Carinho'


ree

Uma demonstração de amor por meio da linguagem. Em Curitiba, na casa de Josiane Roldão Cardoso, as conversas na Língua Brasileira de Sinais (Libras) representam muito mais que comunicação: são sinônimo de carinho.


A paranaense de 39 anos perdeu a audição quando ainda criança, aos três, após ter meningite.

Em todo o Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são mais de 10 milhões de brasileiros surdos.

Mãe de dois, dentro de casa os filhos ouvintes aprenderam a se comunicar por meio de Libras com ela e o marido, também surdo. A mais nova, Jeniffer, de apenas seis anos, contou ao g1 sobre o aprendizado. "Foi muito fácil aprender Libras. Quando eu era bebê, foi bem fácil, porque todo dia eu fui aprendendo, a cada pouquinho. Foi muito legal", afirmou. Ela inclusive fez um registro parabenizando as mães pela data celebrada neste domingo (14). Para a mãe, a comunicação com Jeniffer e com o filho mais velho, de 20 anos, é motivo de alegria diante da dificuldade que muitas vezes enfrenta na sociedade.

"Somos pais surdos e, quando eles [os filhos] nasceram, a primeira língua deles já foi Libras. Quando vemos eles fazendo comunicação, nós ficamos felizes em receber carinhoso", frisou Josiane. Dificuldades Apesar da lei que reconheceu o idioma no Brasil em 2002 prever uma série de garantias de atendimento e incentivo à difusão de Libras, a paranaense aponta que o caminho ainda é bastante difícil.

Conforme trecho da legislação, instituições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos de assistência à saúde "devem garantir atendimento e tratamento adequado aos portadores de deficiência auditiva".

Contudo, segundo a professora de Libras, mesmo nos serviços públicos ela enfrenta dificuldades para ser atendida e, em algumas situações, até mesmo falta de respeito.

Ela e o marido Jefferson também têm menos contato com parentes por conta da comunicação. No caso de Josiane, uma irmã é intérprete. "É uma barreira essa comunicação ruim. Porque, por exemplo, eu vou ao banco e não tem ninguém que saiba lá. No hospital, na polícia, qualquer lugar. Meu sonho é que todo mundo aprenda Libras", contou. Conforme um estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS), a estimativa é que 900 milhões de pessoas possam desenvolver surdez até 2050.


Fonte: G1

Comentários


© 2020 Portal Saúde Agora. Tudo sobre SAÚDE em um só lugar!

  • Instagram
logoportal1.png
bottom of page