top of page

Estudo: além de melhorar saúde mental, risada pode ajudar a emagrecer



Que a risada é essencial para manter uma vida mais leve, você já sabia. Mas, de acordo com pesquisadores da Universidade Médica de Fukushima, no Japão, a gargalhada também pode estar relacionada à perda de peso.


Os cientistas analisaram dados de cerca de 230 pessoas, sendo que a maioria era mulher, entre 43 e 79 anos.


Os indivíduos foram divididos em dois grupos: metade deles tinha encontros regulares com um comediante e aulas de ioga, enquanto o outro seguiu sem mudar a rotina. Os resultados foram publicados na revista científica BMC Geriatrics.


Três meses depois, o grupo da risada apresentou “significativa” melhora física e psicológica. Os cientistas documentaram diminuição de peso e de Índice de Massa Corporal (IMC), além de queda no estresse, melhora no bem-estar e no otimismo.


“Os resultados sugerem que o programa de risadas pode ajudar a reduzir o peso corporal em participantes com fatores de risco para síndrome metabólica por diminuir o estresse e melhorar fatores de saúde mental e de qualidade de vida”, escrevem os pesquisadores. Eles não sabem exatamente como a gargalhada atuou na perda de peso.


Fonte: Metrópoles

2 visualizações0 comentário
bottom of page