top of page

Estresse social pode envelhecer o sistema imunológico, diz estudo



O estresse do dia a dia, as preocupações com o trabalho, família, dinheiro e até o trânsito, provocam a liberação do hormônio cortisol no organismo, o que pode causar diversos problemas de saúde. Porém, uma pesquisa publicada na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, mostra que a situação pode acabar envelhecendo o sistema imunológico.


As defesas do corpo envelhecidas podem facilitar o surgimento de cânceres, doença no coração e até reduzir a eficácia das vacinas como a da Covid-19. Segundo o cientista Eric Klopack, da Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, pessoas estressadas têm menor porcentagem de células imunológicas novas e maior quantidade de células T desgastadas.


Essas células são uma das principais armas do corpo contra vírus, bactérias e até células cancerígenas, além de eliminar as células velhas que não servem mais para nada, mas não morrem sozinhas.


Quando envelhecem, as células T passam a liberar proteínas que contribuem para a inflamação crônica dos tecidos ao redor delas, o que pode causar doenças como osteoporose, Alzheimer e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).


Foram analisados biomarcadores no sangue de 5.744 adultos com mais de 50 anos que fazem parte de um estudo sobre envelhecimento. Todos os voluntários responderam um questionário sobre os níveis de estresse social, incluindo momentos marcantes e discriminação.


“É a primeira vez que uma informação tão detalhada sobre as células imunes foi coletada em uma pesquisa nacional grande. Descobrimos que idosos com menores proporções de células novas e maiores quantidades de células velhas têm um sistema imunológico mais envelhecido”, explica Klopack, em entrevista à CNN Internacional.


O estudo levou em consideração ainda se os participantes fumam, o quanto bebem, qual o nível educacional, etnia e peso. Porém, quando uma dieta ruim e falta de exercício foram analisados, as conexões entre os níveis de estresse e o envelhecimento do organismo desaparecem, indicando que o processo inteiro pode ser controlado.


Fonte: Metrópoles

8 visualizações0 comentário
bottom of page