top of page

Especialista alerta para alto risco de lesão entre “atletas de verão”



No verão, é comum que as pessoas entrem no projeto fitness ou decidam praticar algum esporte novo. Ainda que atividades físicas nunca sejam uma má ideia, é importante ter cuidado para praticá-las com segurança. Afinal, não faz parte do planejamento de ninguém se lesionar nas férias.


No verão, surgem oportunidades de praticar esportes que, em condições normais, as pessoas não costumam fazer, como o vôlei de praia. Porém, a educadora física Carla Arnoni alerta que os atletas de temporada, pessoas que ficaram paradas durante o ano e resolveram se aventurar nas férias, podem sofrer danos ao se exercitarem abruptamente.


“Quando se gera uma demanda física diferente para o corpo, dentro de um contexto alimentar e de sono diferentes, é importante compensar esse esforço com exercícios de alongamento e mobilidade”, afirma Carla.


Alongamentos simples e pontuais reduzem a tensão muscular causada pelo esforço físico que você fez. Caso não sejam feitos, aquilo que deveria ser saudável e prazeroso pode causar problemas orgânicos, como uma distensão muscular.


A educadora chama a atenção também para o cansaço que a atividade nova oferece ao atleta de temporada. “Lembre-se que a fadiga te expõe tanto fisicamente quanto emocionalmente, e a chance de você sentir dor ou se machucar aumenta bastante”, afirma.


As lesões podem ocorrer dependendo das atividades que a pessoa irá praticar. Se for se arriscar no beach tennis, por exemplo, ela pode sentir o ombro; se for para os exercícios com bicicleta, pode sentir o joelho. De uma forma geral, as lesões mais comuns estão situadas na lombar, quadril e joelho.


Carla ensina que o indivíduo deve se alongar e, em um primeiro momento, escolher exercícios que protegem as articulações para atingir um aumento da amplitude de movimento antes de pegar no pesado.


Maneiras divertidas de queimar calorias nas férias de verão


  • Stand up paddle;

  • Vôlei;

  • Surfe;

  • Caminhada;

  • Funcional.


Fonte: Metrópoles

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page